Fala pessoal! Hj vou fazer um post um pouquinho diferente...no lugar do lance a lance, vou focar mais nas opiniões.
Primeira partida de seleção brasileira em 2012, e o que vimos foram os mesmos erros que vem acontecendo desde agosto de 2010, e o pior de tudo, sem nenhum sinal de melhora.
O Brasil abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo, em uma ótima jogada de Daniel Alves, Marcelo bateu firme, cruzado.
Pouco tempo depois, a Bósnia chegou ao empate com as falhas de David Luiz e um frangaço de Júlio César, Ibisevic deixou tudo igual aos 12.
A partir de então a seleção da Bósnia foi muito melhor. O Brasil mantinha a posse de bola, mas não chegava ao gol adversário. Ronaldinho, para variar, não fazia uma boa jogada. Neymar completamente apagado e Damião não pegava na bola.
A Bósnia, muito bem postada taticamente (coisa que ainda não vimos na seleção de Mano), foi perigosíssima nos contra-ataques, e só não marcou novamente pois seus jogadores não conseguiam acertar o gol. E assim foi até o final do primeiro tempo.
No segundo tempo, mais do mesmo...o Brasil com domínio na bola, mas sem criar chances; e a Bósnia com diversas chances de gol nos contra-ataques. Nem a defesa, que é a única coisa definida na nossa seleção, se safava. Tanto David como Thiago falhavam constantemente, e Marcelo e Daniel Alves não apareceram mais no jogo desde o lance do gol.
Mano, finalmente, resolveu mudar o time...mas que ele resolveu colocar?? Elias! Sim, Elias! Nessa hora, a expressão do Galvão definiu bem o que acredito que todos que viam o jogo pensaram: "fazer o que?" disse o narrador global.
Elias, no entanto, resolveu calar os críticos, entrando muito bem no jogo e fazendo uma bela partida. Logo depois da primeira alteração, Paulo Henrique Ganso entrou no lugar de Ronaldinho. Foi aí que, finalmente, vimos uma certa melhora no time.
Hulk e Lucas tambpem entraram no jogo, fazendo do Brasil um time mais ofensivo e muito melhor de se ver jogar. Ganso entrou bem no jogo, assim como Lucas. Neymar começou a aparecer mais. A melhora brasileira gerou o segundo gol. Após boa jogada, Hulk recebeu de Marcelo e cruzou na área, e o defensor Papac marcou contra. O Brasil acabou vencendo um jogo que não merecia vencer.
Para quem não acompanha o futebol europeu pode achar que um jogo difícil contra o time da Bósnia é simplesmente inadmissível, mas, quem acompanha, pôde ver jogadores conhecidos, que atuam no Manchester City, Sevilla, Roma, entre outros.
O resultado em si não era importante. Importante era armar o time taticamente, definir um padrão, o que, mais uma vez, não ocorreu. O técnico Mano sempre prefere armar um time defensivo, só soltando mais quando o resultado está ruim (o que acaba sempre acontecendo). O pior de tudo são os jogadores que claramente não tem condições de estar na seleção, caso de Fernandinho do Shaktar, que é limitadíssimo.
Por que não montar um time com Júlio César, Dani Alves, Dedé, Thiago Silva e Marcelo; Elias, Hernanes e Ganso; Lucas, Neymar e Damião (isso para usar somente jogadores que estiveram nesta convocação). Com certeza um time mais vulnerável na defesa, mas que daria gosto de ver atacando. O Brasil não pode entrar em campo com 2 volantes e um terceiro homem que atua tanto como meia, quanto como volante. Esse foi o esquema que falhou na última Copa. Será que é tão difícil assim de se ver?
Vamos pro ataque, Brasil!
Me siga no twitter: @guimoyses
PS: Mano deveria abortar o "projeto Ronaldinho". O jogador não rende em nenhum jogo e em nenhuma posição. Outro que acredito que não deveria mais ser chamado é Julio César. Sou fã do goleiro, mas acho que sua "era" na seleção terminou.
PS: Mano deveria abortar o "projeto Ronaldinho". O jogador não rende em nenhum jogo e em nenhuma posição. Outro que acredito que não deveria mais ser chamado é Julio César. Sou fã do goleiro, mas acho que sua "era" na seleção terminou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário