domingo, 12 de fevereiro de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Corinthians x São Paulo



Certo. Todos sabem que eu sou sãopaulino, né? Mas prometo que vou tentar escrever o texto com a maior objetividade e imparcialidade possível.

Antes mesmo do início do jogo o São Paulo já me preocupava. Leão, mais uma vez, escalou muito mal o time, com João Filié mais uma vez improvisado na lateral direita, Wellington e Casemiro como volantes, Cícero e Jadson no meio. Essa formação já havia se mostrado inoperante em outras partidas durante o ano.

No Corinthians, Tite resolveu poupar Alex, Liedson e Émerson, para a partida da Libertadores na próxima quarta-feira. Sem importar o resultado do jogo, a decisão era acertada, pois como se classificam 8 times para a próxima fase do Paulista, é óbvio que o Corinthians vai se classificar.

Nos primeiros 5 minutos de partida, o São Paulo pressionava a saída de bola do Corinthians, mas não conseguia criar chances de gol. A partir daí o que se viu foi um amplo domínio de bola do time mandante, que se aproveitava do horroroso sistema defensivo do São Paulo, para criar oportunidades de marcar.

O destaque nos minutos iniciais foi o nervosismo do São Paulo, que fazia faltas pesadas, e teve muitos jogadores muito bem punidos com cartões amarelos.

A chuva atrapalhava um pouco o andamento da partida, que continuava com um amplo domínio corinthiano e, como vem sendo de praxe, o apequenamento do São Paulo perante os maiores rivais.

Aos 21 minutos, apareceu o maior defeito do time do São Paulo no ano. Jorge Henrique cobrou escanteio e Danilo, sozinho na área, se aproveitou da falha de Paulo Miranda (sempre ele) para abrir o placar, e fazer o que seria o único gol do jogo.

Para quem se lembra de Danilo em seus tempos de São Paulo sabe que suas melhores partidas eram os clássicos, e ele sempre deixava seu gol. Hoje não foi diferente.

Depois do gol os visitantes equilibraram a partida, conseguindo ficar um pouco mais com a bola e, mesmo assim, o Corinthians conseguiu criar boas chances, principalmente pelo lado esquerdo do ataque, para boas defesas de Dênis e uma bola que raspou a trave.

O Corinthians, mesmo poupando jogadores, manteve exatamente o seu padrão tático. É um time pronto. Méritos para Tite.

No final do 1º tempo, em cobrança de escanteio, Rhodolfo subiu bem e Ralf tirou bola espetacular em cima da linha. Na sequencia do lance, Cortez ficou com a sobra e foi derrubado na área por Fábio Santos. Quem me conhece sabe que, na minha opinião, para ser marcado pênalti, precisa se MUITO pênalti. Foi o que aconteceu nesse caso.

Jadson bateu pra longe as chaces do empate. Acho que "aprendeu" a bater durante a disputa da Copa América com a seleção brasileira.

Fim da primeira etapa, com o Corinthians fazendo seu melhor jogo no ano (dos que eu tenha visto), e o São Paulo apequenado.

Para quem viu meus comentários no Facebook no intervalo, viu que eu sugeria as entradas de Maicon ou Osvaldo no lugar de João Filipe, passando Wellington para a lateral e recuando o Cícero para a função que faz melhor: 2º volante. Pena que Leão não me escutou...

O 2º tempo começou com o São Paulo lembrando que também é um time grande. Marcou a saída de bola do adversário e partiu para cima, mas sem ter chances claras de gol. O Tricolor dominava amplamente o jogo na segunda etapa e, aos 14 minutos, Leão resolveu promover as três alterações de uma vez.

Saíram Jadson, Casemiro e Wilian, para as entradas de Maicon, Fernandinho e Osvaldo. Concordo com as entrads de Maicon e Osvaldo e com a saída de Jadson, que ainda não tem preparo para jogar o tempo todo. Mas colocar Fernandinho e tirar Casemiro, que fazia boa partida, e tirar a referência no ataque (por mais discreto que estivesse)...em minha opinião foi muito mal o técnico do São Paulo.

Pena que nem deu para ver como o time iria se comportar após as alterações. No lance seguinte, o horrível João Filipe deu uma entrada fortíssima em Jorge Henrique e foi corretamente expulso. Espero que pegue uns 5 jogos de suspensão.

Após a expulsão o Corinthians só não fez mais gols porque não quis apertar muito, acredito eu que os jogadores se poupavam para 4ª. Mesmo assim, Danilo e Jorge Henrique faziam grande partida.

No final do jogo o São Paulo ainda tentou pressionar, e chegou a ter a chance para empatar, mas ela caiu nos pés de Fernandinho...então todos sabemos como terminou...

Destaques positivos: Danilo, Jorge Henrique e Ralf.

Destaques negativos: Paulo Miranda, João Filipe, Fernandinho, Wilian e Leão. Pelo Corinthians, Alessandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário