quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Campeonato Paulista - Palmeiras x Mogi Mirim (by Bruno Romano)




O Palmeiras dependia da vitória para se manter entre os 4 primeiros colocados pra possuir a vantagem do mando de campo nas quartas-de-final, encostar nos líderes do campeonato e tentar apresentar um bom futebol (que parece ter ido embora junto com o Jorginho na metade do Campeonato Brasileiro de 2009).

Enquanto isso, o Mogi Mirim, do dirigente Rivaldo (eterno ídolo de todas as torcidas) luta para realizar o sonho de qualquer outro time de médio e grande porte… Chegar entre os 8 finalistas para ser a surpresa (ou zebra, como você preferir chamar).

Na volta de Felipão, após 3 partidas de suspensão devido às duras críticas feitas à arbitragem no jogo da semi-final do Campeonato de 2011, voltou ao banco de reservas com uma escalação para deixar qualquer torcedor Palmeirense verde de raiva.

Tudo o que o Murtosa fez visando a progressão do time, deixando o time (ainda tecnicamente limitado) buscando o gol, o Felipão apagou e resolveu começar do zero com os mesmos erros do ano passado. Luan retornou à equipe titular no lugar do Maikon Leite (que não é um jogador ideal, mas é muito superior ao Luan), enquanto Patrik deixou Daniel Carvalho no banco de reservas. A segunda alteração até que foi compreensível, até porque o Daniel Carvalho está muito fora de forma, melhor entrar no segundo tempo como todo mundo cansado.

Bem, vamos ao jogo…

Logo no primeiro lance de jogo, com 1 minuto do 1º Tempo, o Palmeiras pareceu que jogaria buscando o gol o tempo todo e, em uma bela tabela entre o Fernandão e o Valdívia, o atacante do time alvi-verde foi derrubado por Thiago Alves. Falta próxima à área do Mogi Mirim.

Em cobrança de falta, Marcos Assunção (sempre ele) fez o primeiro gol da partida. E que golaço! Sem chances ao goleiro Anderson, do Mogi Mirim.

Mas, depois do gol, o Palmeiras voltou a apresentar o futebol apático e burocrático apresentado no terrível ano de 2011… O Palmeiras se fechou na defesa, com medo do Mogi Mirim, e se arriscava em contra-ataques nada efetivos.

O Mogi Mirim, após cruzamento na área e em lance totalmente esquisito, Hernane finalizou para ótima defesa do Deola (agora titular do Palmeiras devido a aposentadoria de São Marcos).

O Palmeiras, em torno dos 30 minutos, pareceu que ia acordar… Primeiro, em ótima triangulação entre Fernandão, Marcos Assunção e Valdívia, e o atacante camisa 19 chutou por cima do gol. Chance de perigo que animou a torcida!

No lance seguinte, Valdívia driblou dois marcadores, tocou para o Luan livre que chutou cruzado, mas muito mal… O chute mais pareceu um cruzamento que um chute… No fim, não foi nem um, tampouco outro… Sempre o Luan!

Logo depois, Valdívia (de novo ele) fintou um zagueiro, cruzou para Luan que, com toda sua técnica (ironia), deixou a bola escapar… A bola sobrou para o Patrik que mandou um canudo… A bola passou pertinho do gol de Anderson! E a torcida do Palmeiras acreditando que o gol logo sairia…

O Palmeiras seguia melhorando, Luan fez ótima jogada pela esquerda (finalmente) e cruzou na medida para o Valdívia que cabeceou, a bola ia para o gol, mas o zagueiro desviou…

Depois disso, o Palmeiras voltou a dormir no jogo. E com a sonolência do time, logo vieram as váias dos torcedores que estão de saco cheio desse futebol pragmático…

Aproveitando a sonolência alvi-verde, o Mogi Mirim, que tinha grandes chances de sofrer o 2º gol, buscou o empate… Nisso, João Paulo tentou um chute de longe, a bola passou perto do gol de Deola!

O Palmeiras, se aproveitando do espaço que o Mogi Mirim começava a deixar, tentava o contra-ataque… Quase todas as vezes, sem sucesso…

O único contra-ataque que realmente trouxe perigo ao gol de Anderson foi uma tabelinha entre Valdívia (sempre ele para organizar o meio-campo) e Luan tentou driblar Anderson, mas ao tocar a bola pra tentar tirar o goleiro, praticamente nem tocou na bola… Foi fraquinho, impossível de tirar um goleiro de muletas da jogada! Méritos ao Anderson também que se antecipou bem!

O jogo, por mais que o Mogi Mirim tentasse criar algo, nada conseguia, pois só tinha Hernane de atacante, que mal conseguia incomodar os defensores do time da casa… Com isso, o Mogi Mirim arriscava mais de longe…

No finzinho do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção, Valdívia perdeu um gol inacreditável…

No segundo tempo, as melhores chances do Palmeiras seguiam de bolas paradas… Logo a primeira, Marcos Assunção bateu falta, a bola desviou na barreira e Luan, sozinho, cabeceou para grande defesa de Anderson!

Em contra-ataque, o Valdívia chutou de longe e Anderson fez boa defesa. Fernandão, que estava na área, tropeçou no morrinho artilheiro e ficou pedindo pênalti… Pode, Arnaldo?

Em outro contra-ataque, Patrik chutou muito mal… Anderson pulou só pra sair na foto… Se bem que a bola saiu tão longe que nem dá pra falar que teve foto esse lance… Esse chute certamente não foi o Lance Luckscollor do 2º tempo!

Em mais uma cobrança de falta de Marcos Assunção, Anderson fez mais uma boa defesa… E como o Palmeiras estava jogando de forma totalmente pragmática e dependente, a torcida, entre um lance ou outro de perigo, vaiava o Palmeiras.

O Mogi Mirim, que tentava atacar o Palmeiras de forma sofrível, não conseguia fazer o gol de empate, muito menos empolgar os amantes de futebol com um jogo menos chato…

Em cobrança de falta da esquerda, Roni cabeceou com muito perigo para fora, à esquerda do gol de Deola.

No lance seguinte, Cabiru/Gabiru/Cabide (sei lá qual o nome do cara) chuta de longe, a bola faz magicamente duas curvas no meio do caminho e o Deola faz uma defesa esquisita (para desespero de Rivaldo, nas tribunas do Pacaembu)!

No finzinho da partida, o Valdívia (mais uma vez ele) driblou três zagueiros, levou uma pancada dentro da área, mas o árbitro marcou apenas falta (embora o Müller, comentarista do Pay-Per-View, jure que foi falta, EU acho que foi pênalti). Por sorte, Marcos Assunção fez questão de minimizar a polêmica… Cobrou falta, mais uma vez, com perfeição e fez mais um golaço!

O juiz ainda deu 3 minutos de acréscimo, tempo só para o Chico entrar no lugar do Valdívia e ganhar seu cachê do jogo sem ter feito nada… E a torcida que vaiava (principalmente Luan e Fernandão), agora gritava “olé” (Palmeiras e sua torcida que sofre de Dupla Personalidade… Amando e Odiando numa diferença de 45 minutos)!

Depois disso, só deu tempo do árbitro apontar o centro do campo e decretar o fim do jogo (agradecendo e muito ao Marcos Assunção por ter feito o gol, ou seria polêmica pra semana inteira).

Com o resultado, após esse jogo sofrível, o Palmeiras fica na 4ª colocação do Paulistão, brigando firme pela vaga das finais (mesmo apresentando um futebol chato de assistir).

O próximo desafio do Palmeiras será contra os reservas do Santos no domingo. O curioso é que a Vila Belmiro e o Palestra Itália estão em reforma, portanto não importa o mandante do jogo, pois os dois times estão, temporariamente, sem casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário