quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jogos que eu vi - Libertadores da América - Flamengo x Real Potosí (Bolívia)


O segundo jogo que acompanhei na noite de ontem foi válido pela pré-libertadores, entre o turbulento time do Flamengo e o Real Potosí da Bolívia.

A noite começou agitada para o time carioca. A imprensa apurou que que a tiretoria do time rubro-negro decidiu que este seria o último jogo do técnico Luxemburgo, e que Joel Santana seria substituto. Foi descoberto, ainda, que isso foi avisado aos jogadores antes da partida, para motivá-los.

No começo do jogo parecia que a estratégia, que não poderia ter sido menos profissional, estava dando certo. Não que o time estivesse apresentando um grande futebol, mas estava apresentando muito mais vontade.

Isso ficou claro em um lance aos 10 minutos, quando Ronaldinho Gaúcho brigou pela bola (!!!) no meio de campo e fez um lançamento espetacular para Léo Moura, que cruzou para Deivid chegar um pouco atrasado.

O time carioca, que precisava vencer apenas por 1x0 para garantir a classificação, controlava a partida, mas não conseguia entrar na área adversária, e apostava nos chutes de longa distância com Renato Abreu que, depois de muito tempo, voltava a fazer boa partida.

A pressão do Flamengo contra o fraco time boliviano deu resultado no finalzinho do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na cabeça de Léo Moura, que testou firme para o gol. Flamengo 1x0 e fim de primeiro tempo.

Sinceramente, com o gol do Flamengo, tinha a certeza da classificação. Isso porque o Potosí tinha uma clara estratégia: retrancar e levar a classificação com o 0x0. Após sofrer o gol, seria muito difícil para eles sair ao ataque, devido a limitação técnica de seus jogadores. Importante lembrar, que seu principal jogador, a altitude de mais de 6 mil metros de Sucre, não estava lá para ajudar.

No segundo tempo o Mengão recuou, e ofereceu a bola ao time boliviano, que não conseguiua chegar perto do gol de Felipe.

A única chance do Potosí surgiu do principal defeito da zaga rubro-negra: a bola aéria. O jogador do time boliviano subiu livre de marcação, mas tocou de cabeça para fora.

Aos 33, a vida do Flamengo ficou ainda mais tranquila, com a justa expulsão de um jogador do adversário.

O time brasileiro, então, resolveu se recuar ainda mais e epserar por contra-ataques. O que acabou acontecendo. Negueba e Léo Moura tiveram chances de gol.

Dessa forma, aos 46 minutos, Ronaldinho recebe belo passe de Léo Moura, dá uma caneta no zagueiro e faz um golaço, sacramentando a classificação para a fase de grupos.

O time do Flamengo precisa melhorar muito se quiser passar para a fase de mata-mata.

O Flamengo entra no Grupo 2, e enfrentará o Emelec (Equador), Olímpia (Paraguai) e Lanús (Argentina).

PS: outro time brasileiro que passou para a fase de grupos foi o Internacional, que conseguiu ótimo empate em 2x2 com os colombianos do Once Caldas. O Inter entra no Grupo 1, e enfrentará Santos, Juan Aurich (Peru) e The Strongest (Bolívia).

Me siga no twitter: @guimoyses

Nenhum comentário:

Postar um comentário