domingo, 29 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista (Semi-Final) - São Paulo 1x3 Santos



Boa noite, pessoal! E hoje foi dia de semi-final de Campeonato no Morumbi. Na boa, hoje vou pular o lance a lance e vou direto para a opinião do jogo, que para alguns pode até parecer mais um desabafo...mas enfim...

O São Paulo perdeu mais uma vez na semi-final para o Santos? Perdeu. Então foi igual aos dois últimos anos? Em termos de resultado foi sim. Mas o que vimos hoje dentro de campo, nem de longe, pode ser comparado ao futebolzinho dos dois últimos anos.

O Santos, indiscutivelmente um dos melhores (se não o melhor) time das Américas, foi sufocado pelo Tricolor durante toda a partida. O que aconteceu foi que erros individuais (e completamente previsíveis) acabaram definindo o resultado da partida e o classificado para a decisão.

Logo aos 2 minutos um pênalti infantil do horroroso Paulo Miranda acabou sendo decisivo para a definição da postura dos dois times em campo. Com 1x0 no placar sem que sequer tivesse começado o jogo, o Santos passou a exercer o futebol adorado pelo seu treinador: a retranca e o contra-ataque. O São Paulo teve posse de bola amplamente superior, e quando seu gol amadurecia, mais uma flaha individual de Paulo Miranda deixou Neymar livre para ampliar o placar.

No segundo tempo a tônica do jogo não mudou. O Santos praticava um futebol que contrariava a própria característica de seus ótimos jogadores, atuando realmente como um time pequeno. A diferença nesse jogo entre o todo poderoso Santos, e um time como o Mirassol, era Neymar. Ele quase marcou o terceiro após nova bobeada da defesa Tricolor. O Santos ainda teve um gol mal anulado pela arbitragem, após cobrança de falta. Falta essa que não aconteceu.

O São Paulo pressionava, tentando chegar ao gol de tudo que era jeito. Mandou a bola na trave algumas vezes, Willian perdeu diversos gols dentro da área...enfim...parecia que a bola não queria entrar. Até que Willian, impedido, conseguiu diminuir para o Tricolor.

Após seu gol, o São Paulo continuava no ataque, e teve chances para empatar, até que Neymar chuta de longe e o goleiro Dênis espalma a bola para dentro do gol. Essa falha matou o time, a torcida, o técnico...todo mundo. O Tricolor ainda teve Cícero expulso e, com um jogador a mais, o Santos finalmente teve um pouco de posse de bola, e ficou tocando de lado esperando o jogo acabar.

Sinceramente, não estou tão bravo pela eliminação. Triste, claro, mas pelo menos, dessa vez, vimos o time jogando bola, agredindo o adversário o tempo todo, sem medo. O trabalho está sendo feito, e de forma correta. A tristeza maior é que a eliminação se deu exatamente como todos sabiam que era a maneira mais provável de acontecer, com erros do horroroso Paulo Miranda.

Desde a contusão de Rogério Ceni, Leão passou a pedir a contratação de outro goleiro. Hoje vimos o porquê. Dênis falhou em todos os jogos decisivos que disputou pelo São Paulo. Que fique registrado que Leão fez absolutamente tudo certo hoje. Escalou corretamente, e alterou o time, partindo para cima do adversário, já que não faria diferença perder por um gol ou por 5. Seu único defeito é sempre confiar nessa lástima de zagueiro que é o Paulo Miranda. Tem que ser sacado do time imediatamente! Não dá mais!!

Ao Santos fica o sinal de alerta! Torço para que não adote a postura mostrada hoje no Morumbi, e adorada por seu treinador, em outros jogos. O Santos é grande demais para atuar como um time pequeno qualquer, que tem um cara na frente que decide. Abre o olho, Peixe!

Na final, o Santos pega o time do Guarani, que em um bom jogo acabou de vencer a Ponte Preta por 3x1. O primeiro jogo da decisão já é semana quem, na cidade de Campinas.

Destaques: Neymar, Cícero.

Desastres: Dênis, Paulo Miranda e Willian José.


Me siga no twitter: @guimoyses

domingo, 22 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista (Quartas de Final) - Guarani 3x2 Palmeiras


E o segundo grande eliminado do Campeonato Paulista é o Palmeiras! Tudo bem que esta eliminação não foi tão surpreendente quanto à do Corinthians. Isso porque o alvi-verde fez apenas a 5a melhor campanha, enfrentava um time que foi o 4o colocado, inclusive o vencendo na primeira fase, e ainda jogando fora de casa.

Nada de muito importante aconteceu no primeiro tempo. O Guarani começou melhor, teve uma chance logo no começo. Fabinho recebeu ótimo cruzamento, mas cabeceou mal. Com o passar dos minutos o Palmeiras foi melhorando, passou a controlar a partida, e arriscava chutes a gol, mas, apesar de finalizar bastante, com Daniel Carvalho, Barcos e Luan, não conseguiu chegar ao gol.

O Guarani melhorou um pouco no final do primeiro tempo, e assustou com um cruzamento que Danilo Sacramento não conseguiu finalizar.

A segunda etapa foi muuuuuito melhor do que a primeira. Logo aos 5, Fumagalli bateu escanteio com perfeição, e a bola bateu na trave e morreu no fundo do gol! Gol olímpico e Guarani 1x0. Logo depois, aos 7, Oziel arrancou pela direita e cruzou para Fabinho marcar mais um para o Bugre. 2x0.

Nem deu tempo de comemorar. Um minutinho depois, Luan, o melhor do Palmeiras, fez boa jogada e bateu. O goleiro Emerson rebateu para o meio da área, e Marcus Assunção diminuiu. Os primeiros 10 minutos do segundo tempo foram eletrizantes, e já valeu por todo o jogo. Muito legal mesmo.

O Guarani era melhor, e não levava sufoco do time do Palmeiras, que só levou perigo novamente aos 21 minutos, em jogada de Luan. Aos 31 Marcus Assunção assustou em cobrança de falta. Era pouco para o time do Palmeiras, que não conseguia criar. Aos 32, quase o Guarani chegou ao terceiro, com Fabinho e grande defesa de Deola.

Aos 45 o Bugre matou o jogo. Mais uma vez Oziel arrancou pela direita e cruzou. Dessa vez Deola falhou, e a bola ficou de novo com Fabinho, que fez 3x1. O Palmeiras ainda diminuiu com Henrique, mas não conseguiu sequer pressionar o adversário nos minutos restantes para tentar o empate.

Classificação justíssima do Guarani, que enfrentará seu maior rival, a Ponte Preta, em partida única na semi final. Campinas vai pegar fogo!! Na outra semi final, o São Paulo encara o Santos, em uma final antecipada (será??).

Só sei que hoje os dois times de Campinas mostraram muito bom futebol. O São Paulo que fique de olho, pois enfrenta a Ponte na 5a feira pela Copa do Brasil! Abre o olho!

Destaques: Fumagalli, Bruno Mendes e Fabinho (Guarani); Luan (Palmeiras).

Desastres: Aqui é até difícil falar apenas um ou dois nomes. O Palmeiras falhou em todos os setores na noite de hoje.


Me siga no Twitter: @guimoyses

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista (Quartas de Final) - Corinthians 2x3 Ponte Preta


Boa noite, pessoal!! E a primeira zebra dos mata-mata do Campeonato Paulista aconteceu na tarde deste domingo! Em pleno Pacaembu, o Corinthians, time de melhor campanha na 1a fase, foi derrotado pelo último dos classificados, a Ponte Preta.

E o time de Campinas foi melhor quase o tempo todo. Na primeira etapa a Ponte, mesmo com menos posse de bola que o adversário, foi bem melhor do que a equipe Corinthiana. O time marcava forte, não dava espaços para o time adversário, que não conseguia criar oportunidades de gol.

Já a Ponte era perigosíssima em contra-ataques e nas bolas paradas. E foi dessa segunda maneira que saiu o primeiro gol da partida. Após jogada ensaiada em cobrança de falta Willian Magrão soltou a bomba, e o goleiro Julio Cesar falhou. 1x0 para a Ponte.

A Ponte continuava marcando muito bem e, em toda a primeira etapa, o Corinthians conseguiu criar apenas uma chance de gol. Aos 23 minutos, em jogada de Emerson e conclusão de Fabio Santos para fora. Quem continuava criando as melhores oportunidades era o time de Campinas, que perdeu uma chance com João Paulo.

Aos 34 a Ponte Preta aumentou o placar. Em boa jogada de Uendel, ele cruzou para Roger, que desviou sem chances de defesa para Julio Cesar. Após esse gol, a ponte ainda criou mais duas oportunidades antes mesmo do final da primeira etapa, ambas desperdiçadas.

O segundo tempo foi bem diferente do primeiro. O Corinthians voltou com Alex e Douglas no lugar de Danilo e Jorge Henrique, e a Ponte voltou com uma postura mais defensiva ainda do que no primeiro tempo.

A primeira chance corinthiana aconteceu somente aos 20 minutos, com Emerson cruzando para Liedson, que chegou atrasado na bola e não conseguiu a finalização. Aos 29, Willian em chute cruzado marcou para o Timão, que diminuiu.

O gol do time da capital gerou grande discussão, pois havia um jogador da Ponte caído na jogada. Acho que o árbitro fez corretamente em não parar o jogo. Isso porque foi a própria Ponte que tinha a posse da bola no momento em que seu jogador caiu, e seguiu com ela buscando o ataque. Então não deveria exigir que o outro time colocasse a bola para fora.

Após alguns minutos e a expulsão do treinador da Ponte Preta, o time visitante conseguia se segurar muito bem, e não tomava tanto sufoco. Conseguia até manter um pouco a bola no campo de ataque. Aos 41, Liedson deixou Paulinho na cara do gol, para grande defesa de Bruno e, na sobra, Willian perdeu o gol.

Quando uma pressão maior começava foi a Ponte quem ampliou o placar. Após lambança de Julio Cesar na cobrança do tiro de meta, Rodrigo Pimpão recebeu lançamento e tocou na saida do goleiro, e a bola claramente entrou. 3x1 e jogo decidido? Não!!! Aos 45 Alex arrisca chute e faz um golaço para o Corinthans! 3x2 e promessa de muita emoção nos 5 minutos de acréscimo.

Aos 48 Paulinho teve a chance do empate de dentro da área, mas bateu mal e o goleiro fez a defesa. Na sequencia a Ponte saiu em contra ataque e Julio Cesar fez uma defesaça, mandando para escanteio. A última chance foi de Emerson, que bateu para fora. Fim de jogo e Ponte classificada para a semi final.

A classificação da Ponte foi muito justa pelo que os times apresentaram no campo.

Destaques: Renato Cajá e Cicinho (Ponte); Leandro Castán (Corinthians).

Desastres: Julio Cesar, Liedson, Douglas.


Me siga no twitter: @guimoyses

sábado, 21 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista (Quartas de final) - São Paulo 4x1 Bragantino


Boa noite, pessoal! Na noite deste sábado o São Paulo goleou a equipe do Bragantino por 4x1 e garantiu sua vaga na semi-final do Campeonato Paulista.

A equipe de Bragança veio ao Morumbi para se defender e tentar arrancar um empate, para decidir a vaga nos pênaltis. O técnico Marcelo Veiga escalou o time com 3 zagueiros e 3 volantes. Já o time do Morumbi veio à campo com a já conhecida formação com 3 homens de frente.

O São Paulo foi superior desde o começo da partida. A equipe tomou conta do meio campo, tinha muita posse de bola e passou a criar oportunidades de gol. Aos 19 minutos, após passe sensacional de Jadson, Fernandinho dominou e bateu bonito para abrir o placar. Após o gol, o São Paulo diminuiu o ritmo, e o Bragantino não ameaçava. O que de mais relevante que aconteceu após o gol e antes do intervalo foi uma falta boba de Luis Fabiano, que rendeu o terceiro cartão amarelo e a consequente suspensão. O atacante está fora da semi final.

Na volta do intervalo o jogo já se mostrou bem diferente. O técnico do Bragantino trocou um de seus homens de marcação por um atacante, e o time conseguiu criar duas ótimas oportunidades, aos 2 e aos 8 minutos. A primeira perdida por Léo Jaime, e a segunda bem defendida por Dênis após chute de Romarinho. Entretanto, minutos depois, quem chegou ao gol foi o São Paulo. Após falta em Cícero, Luis Fabiano fez um golaço em ótima cobrança. É o primeiro gol de falta do São Paulo desde o 100o. gol de Rogério Ceni. 2x0 e tranquilidade no placar.

Logo após o gol, o Tricolor teve a oportunidade de aumentar o placar, em pênalti cometido em Fernandinho, Luis Fabiano bateu para a defesa do goleiro do Braga. Aos 19 o time visitante diminuiu. Em cobrança de escanteio, a zaga do São Paulo falhou, e Júnior Lopes, sozinho, mandou pras redes.

Mesmo com o gol dos visitantes, o São Paulo fazia um ótimo segundo tempo, e chegou ao terceiro gol. Após lançamento magistral de Casemiro (que tinha acabado de entrar), Luis Fabiano dominou e fuzilou. 3x1. O time jogava bem e, aos 38, Osvaldo aproveitou contra ataque, arrancou, e fez um belo gol para fechar o placar e selar a classificação, para a alegria dos mais de 25 mil pagantes no Morumbi.

Em geral o São Paulo fez uma boa partida, mesmo tendo momentos ruins no primeiro tempo e no começo da segunda etapa. Mesmo com a vitória, não concordei com a escalação e com as substituições do técnico Leão. Primeiro que Fernandinho não mostra futebol para ser titular. Depois, não concordei com as saídas de Jadson e Lucas. Seus substitutos, Casemiro e Osvaldo, foram muito bem no jogo, mas acho que outros deveriam ter saído.

Além da classificação, a torcida pode comemorar a volta do time cascudo, que não apareceu no jogo do último fim de semana. Esse jogo mostrou, também, como Cícero vem jogando bem, e como ele fez falta semana passada. Agora é focar na Copa do Brasil, no difícil jogo contra a Ponte Preta na quinta feira. Pelo Paulista, o São Paulo espera o vencedor de Santos x Mogi Mirim, que se enfrentarão neste domingo. A semi final será no próximo domingo mais uma vez no Morumbi.

Destaques: Cícero e Luis Fabiano.

Desastres: Paulo Miranda e Fernandinho (mesmo com o gol foi muito mal no jogo);


Me siga no twitter: @guimoyses

domingo, 15 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Linense 2x1 São Paulo


E finalmente termina a primeira fase do Campeonato Paulista! 

Na última rodada, o São Paulo dependia apenas de si para terminar na 1a posição, e acabou jogando muito mal, e perdeu o jogo e a liderança. Terminando na segunda posição, o São Paulo ainda deu mais sorte no confronto das quartas, e irá enfrentar o Bragantino, em casa. O problema fica para as semi-finais, que, ao invés de pegar Palmeiras ou Guarani, terá o Santos como provável adversário. Vamos ao jogo.

O jogo em Lins começou equilibrado, mas logo o São Paulo passou a tomar conta das ações. Quando o time da capital era melhor, Luis Fabiano fez falta boba, Andrade bateu, a bola desviou no próprio Luis Fabiano na barreira, e matou o goleiro Dênis, logo aos 9 minutos.

Após o gol, o São Paulo continuou melhor. Maicon e Jadson participavam bem no jogo, e o time passou a criar chances. Aos 23, o camisa 10 cobrou mais um escanteio na cabeça de Rhodolfo, que fez seu 5o gol nos últimos 6 jogos, e empatou para o time do Morumbi.

O Tricolor continuava criando chances, principalmente em chutes de longa distância, para boas defesas do goleiro Douglas. Entretanto, aos 44, falhou toda a zaga do time visitante e, após cruzamento da direita, Paulo Miranda marcou gol contra.

A torcida do São Paulo estava confiante na virada, pelo futebol que vinha apresentando. Mas o time voltou muito mal para o segundo tempo. Leão tentou tudo o que podia, mas nada parecia surtir efeito. O São Paulo foi jogar em Lins, mas esqueceu a raça e o comprometimento em São Paulo.

Mesmo com a apresentação pífia, é possível apontar dois pontos positivos: Rafinha e Rodrigo Caio entraram muito bem no jogo. Principalmente o primeiro, que foi muito melhor que Osvaldo, que atuou na primeira etapa.

A segunda posição ainda poderá ser revertida, pois a pontuação continua sendo contada na próxima fase. O grande problema é o chaveamento, pois o São Paulo possivelmente enfrentará o Santos, melhor time do Brasil.

Além de São Paulo x Bragantino, os outros confrontos das quartas de final são Corinthians x Ponte Preta, Santos x Mogi Mirim, e Guarani x Palmeiras. Ao meu ver, o time grande que mais corre riscos é o Palmeiras.

A Portuguesa foi rebaixada para a 2a divisão do Campeonato Paulista. Após o ótimo ano de 2011, a Portuguesa foi taxada como favorita, mas perdeu alguns de seus principais jogadores, e acabou rebaixada. Se não tomar cuidado, acabará sendo rebaixada antes do fim do primeiro turno no Brasileirão.

Destaques: Lenílson (por incrível que pareça), e Leão (mesmo com a derrota, o treinador fez tudo certo hoje. Fez tudo o que era possível, e sempre em busca da vitória);

Desastres: Hoje há vários - Paulo Miranda (como sempre), Cortez (parida horrorosa), Piris, Luis Fabiano, Osvaldo e Wilian.


Me siga no twitter: @guimoyses

sábado, 14 de abril de 2012

Resumo da Semana do Mundo Esportivo



Corinthians: o time do Parque São Jorge entrou em campo pela Libertadores da América na noite de 4a feira, contra o Nacional do Paraguai, na divisa do Paraguai com o Brasil. O Timão garantiu sua classificação para as oitavas de final vencendo por 3x1. O Corinthians ainda tem mais um jogo pela fase de grupos e, se vencer, poderá até ser o primeiro colocado geral. O time Paraguaio está eliminado, e é um dos piores times da competição.

Fluminense: no mesmo dia, o Fluzão, melhor time brasileiro na competição, encarou o Boca Jrs. em casa, e foi derrotado. Mesmo já classificado, o time carioca queria a vitória para praticamente garantr a primeira colocação geral. O jogo terminou com vitória dos argentinos por 2x0. Os times brasileiros que se cuidem: o Boca está voltando.

Vasco: Na quinta-feira, o Vasco foi até o Uruguai, e venceu o já eliminado Nacional por 1x0. Mesmo com a vitória, o time da cruz de malta terminou sua participação na primeira fase com 13 pontos, na 2a posição do grupo. Deve ser um dos melhores 2o colocados.

ELIMINADO: O Flamengo está eliminado da Libertadores. Mesmo com a ótima atuação de Ronaldinho Gaúcho e a vitória por 3x0 contra o Lanús, a combinação de resultados necessária para a classificação não aconteceu. Campanha pífia de um dos elencos mais caros do futebol brasileiro.
São Paulo: Copa do Brasil agora. O São Paulo foi até Feira de Santana, e venceu o Bahia de Feira por 5 a 2, em um jogo que teve um arbitragem bem questionável, marcando um pênalti bem polêmico em cima de Luis Fabiano no primeiro tempo. Não foi pênalti. Mesmo assim, o São Paulo foi bem melhor o tempo inteiro e conseguiu eliminar o jogo de volta, garantindo sua classificação para as oitavas de final.

Copa do Brasil: Outros times já classificados para as oitavas de final são Palmeiras, Grêmio, Atlético Mineiro, Portuguesa e Goiás.

Vôlei: Na sexta-feira o Vôlei Futuro venceu o Rio de Janeiro por 3 sets a 1 e garantiu a classificação para a grande final da Superliga Masculina de Vôlei, que acontecerá no próximo sábado. A equipe de Araçatuba enfrentará o Cruzeiro, melhor time da fase de classificação. Mais um jogaço chegando.

É CAMPEÃO: Na manhã deste sábado, a equipe do Osasco sagrou-se pentacampeã da Superliga Feminina de Vôlei. Mesmo jogando no Maracãnazinho, a equipe da Grande São Paulo (que teve a melhor campanha da 1a fase), não tomou conhecimento do time do Rio de Janeiro, e venceu o jogo por 3 sets a 0. Título mais do que merecido. Parabéns meninas!

Santos: Neste sábado um dos maiores times do Brasil completa 100 anos de idade! Parabéns Santos Futebol Clube pelos seus 100 anos de história e conquistas!!

Me siga no Twitter: @guimoyses

domingo, 8 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Guarani 3x1 Palmeiras


Boa Noite, e Feliz Pascoa a todos!!

Hoje a tarde tivemos o bom jogo entre a equipe do Guarani e o Palmeiras, na cidade de Campinas. As duas equipes, já classificadas, jogam apenas para definir sua posição final e seu adversário.

Mesmo assim, o jogo acabou sendo muito melhor que o esperado. Após uma derrota para o Botafogo pela Copa do Brasil no meio da semana, o Bugre se recuperou, voltou a jogar bem, e venceu muito bem a equipe do Palmeiras.

O jogo começou com o Guarani dominando o meio de campo e criando oportunidades, e com o Palmeiras se utilizando de contra ataques. Logo aos 10 minutos, Felipão foi obrigado a fazer uma alteração. Com a contusão de Wesley, Maikon Leite foi para o jogo. Aos 15 o time da casa abriu o placar. Após cobrança de falta e desvio de cabeça, Deola fez uma bela defesa, mas no rebote Neto mandou para as redes.

Apenas dois minutos depois, Daniel Carvalho invadiu a área e cavou pênalti, que na minha opinião não aconteceu. O argentino Barcos bateu e empatou a partida. Os dois times usavam e abusavam das bolas aéreas, e levavam muito perigo ao adversário. Aos 24 minutos, após cabeçada na trave, Fabinho ficou com a bola, e levou um pontapé de Gerley. Pênalti completamente infantil do jogador palmeirense. Fumagalli bateu e fez 2x1 para o Bugre.

O Palmeiras passou a atacar mais, e quase chegou ao gol de empate. O goleiro Danilo fez ótimas defesas. O Guarani era perigoso nos contra-ataques, e o goleiro palmeirense também se destacou no jogo.

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro, Palmeiras tentando atacar, enquanto o Guarani contra-atacava. Aos 11, Fabinho cruzou muito bem, e Bruno Mendes tocou de cabeça para marcar o terceiro gol, e matar o time do Palmeiras.

Aos 17, Cicinho fez falta forte na lateral e foi expulso, deixando o Palmeiras com 10 em campo. A expulsão direta, na minha opinião, foi exagerada.

Após a expulsão, o Verdão não conseguiu mais levar perigo ao gol adversário, e o Guarani, quando tomava a bola, tocava de um lado para o outro, gastando o tempo. Vitória justa do time da casa, que assumiu a 4a posição no Campeonato, deixando o time da capital na 5a. posição.

Destaques: Fumagalli e Fabinho.

Desastres: Cicinho.


Me siga no Twitter: @guimoyses

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Noite Importante na Copa do Brasil



Além dos jogos da Libertadores, a noite de ontem teve jogos importantes pela Copa do Brasil. O Grêmio mostrou um futebol que não convenceu ninguém. Jogou muito mal em Ipatinga, e venceu por 1x0 com gol de Leo Gago. O Tricolor precisará realizar o jogo de volta, em casa, na próxima semana.

Quem não precisará da partida de volta é o Palmeiras, que venceu o Horizonte, do Ceará, por 3x1 de virada, com dois gols de Leandro Amaro e um de Maikon Leite. O Verdão fez um bom primeiro tempo, e conseguiu criar várias oportunidades, que acabaram não se traduzindo em gols. Os gols acabaram saindo do jeito de: cruzamentos de Marcos Assunção. O terceiro gol saiu em uma bela tabela entre Maikon Leite e Ricardo Bueno.

O Botafogo foi até Campinas enfrentar o Guarani, e levou a melhor. Venceu por 2x1. O Guarani não foi o mesmo time que estamos acostumados a assistir no Campeonato Paulista, O time parecia assustado, e ficou jogou de maneira muito defensiva. Vamos ver se no jogo da volta, no Rio, o time irá mostrar seu futebol.

A Portuguesa foi a Caxias do Sul e perdeu por 2x0 para o Juventude. O time sensação da série B do ano passado está praticamente fora da competição, e precisa remontar seu time se quiser continuar na séria A no ano que vem.

Me siga no Twitter: @guimoyses

Jogos que eu vi - Libertadores da América - Internacional 1x1 Santos


Fala pessoal! A noite da última quarta-feira foi um prato cheio para quem gosta de esportes. As 19:30, jogo do Grêmio pela Copa do Brasil, e as 22:00, quatro jogos diferentes ao vivo. Fora a NBA, com o jogaço entre Heat e Thunder. Foi difícil escolher qual jogo iria focar minha atenção. Acabei escolhendo Inter x Santos, que prometia ser o melhor.

O Inter começou muito bem a partida. Marcava o time do Santos sob pressão, não deixando o alvi-negro tocar a bola.  O principal marcador do Colorado era Sandro Silva, o que foi uma baita surpresa para quem é de São Paulo e acompanhou o jogador no Palmeiras. Ele fez um bom jogo, e um ótimo primeiro tempo.

A pressão do Inter deu resultado. Dagoberto (o jogador de ataque mais apagado do Inter) sofreu falta na entrada da área, e Nei bateu com perfeição para abrir o placar.

O time das casa era muito superior e, mesmo após o gol, continuava com o controle da partida, e conseguiu criar mais algumas chances de gol.

O Santos só acordou por volta doa 25 minutos, em grande jogada de Neymar, ele cruzou para o arremate de Ibson, e a grande defesa de Muriel. O primeiro tempo terminou sem mais grandes oportunidades. O jogo era esquisito, porque o Inter parou de atacar, apostando apenas em chutões para frente. Já o Santos parava na forte marcação Colorada.

O segundo tempo foi bem melhor. Principalmente pela reação santista. Aos 15 minutos, Muricy resolveu mandar o time para o ataque, tirando o lateral direito Fucile e colocando o atacante Alan Kardec. Praticamente em sua primeira jogada, Juan fez ótimo cruzamento da esquerda, e Alan Kardec, com justiça, empatou o jogo.

O Santos era melhor em campo, e Muriel fez mais uma boa defesa em chute de Neymar. O craque santista ainda teve mais duas u três oportunidades, e todas foram salvas pelo bom goleiro Muriel. O jogo terminou mesmo empatado. Melhor para o alvi-negro, que continua na primeira posição do grupo, faltando apenas uma partida. O Inter fica em situação perigosa, podendo cair para a terceira posição, caso o The Strongest vença o lanterna do grupo hoje a noite. O Colorado poderá entrar na última rodada não dependendo apenas de suas forças para conseguir a classificação. Acredito que os dois brasileiros se classificam.



Outro time brasileiro que entrou em campo pela Libertadores na noite de ontem foi o Flamengo. O rubro-negro perdeu para o Emelec por 3x2 e se complicou, ficando na lanterna de seu grupo. Para se classificar, precisará vencer o Lanús (Arg) em casa, e torcer para que Emelec e Olimpia fiquem no empate. Caso contrário, o Flamengo estará eliminado. Não acho que o Flamengo conseguirá a classificação.

Me siga no Twitter: @guimoyses

domingo, 1 de abril de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Ituano 2x4 São Paulo


Ufa! Após um primeiro tempo horroroso, o São Paulo reencontra seu jogo, faz um excelente segundo tempo e vira o jogo fora de casa, para manter a liderança há duas rodadas do final da interminável fase de classificação do Campeonato Paulista.

Lá no início do ano, o técnico Leão afirmou que o São Paulo teria um time definido em Abril. No primeiro dia do mês, no entanto, Leão surpreendeu a todos, mudando completamente a cara do time, que já estava com uma forma definida de jogo. Tirou Jadson, colocando Fernandinho, mudando o esquema tático. Cortez, com dores na coxa, foi substituído por Henrique Miranda, e Fabrício entrou no lugar de Casemiro.

Tal escalação era promessa de fortes emoções. Isso porque, todas as vezes que foi utilizada desde o início, ficou claro que Cícero, como único meia, fica sobrecarregado, e a bola não chega com qualidade aos atacantes. E, claro, todos já sabem a minha opinião quanto ao Fernandinho. 

Acho que Jadson realmente merecia um banco de reservas, mas deveria ter entrado Maicon, ou até mesmo Casemiro e, assim, manteria o esquema tático em que o time vem rendendo melhor. O time finalmente tinha uma cara, e as alterações de Leão para o jogo foram um soco nesse cara.

O São Paulo começou dominando a posse de bola, mas com seus principais jogadores bem marcados pela equipe do interior, e sem um segundo meia, a bola dificilmente chegava aos atacantes. Aos 8 minutos, o Ituano abriu o placar, em cobrança de falta, a bola passou por todo mundo dentro da área, e morreu no fundo do gol.

Após o gol, a tônica da partida foi a mesma. O Tricolor dominava a posse da bola, mas não conseguia criar chances reais de gol. Lucas jogava bem, mas estava muito isolado na ponta direita. Aos 31, em arrancada pela direita, Alex cruzou, a bola bateu em Rhodolfo e entrou. 2x0 para o time do Ituano, merecidamente.

No intervalo Leão corrigiu seu erro. Tirou Fabrício, e colocou Jadson, para ajudar Cícero na armação das jogadas. O camisa 10 Tricolor entrou muito bem no jogo. O time mudou completamente a forma de jogar. Aos 11 minutos, o meia cobrou escanteio na cabeça de Rhodolfo, que diminuiu. Três minutos depois, um gol parecidíssimo. Cobrança de falta de Jadson, e Rhodolfo subiu para empatar a partida.

O São Paulo jogava muito bem. No setor defensivo, Denílson, como único volante, dava conta do recado. Piris muito bem pela lateral direita. Lucas, Jadson e Cícero se entediam muito bem no setor ofensivo, e o time criava chances de gol.

Aos 21, Lucas recebeu pela direita, fez bela jogada e acertou um chutaço para marcar um golaço e virar a partida. Mesmo com a virada, o São Paulo queria mais. Aos 30, Wilian recebeu e bateu forte de fora da área para fazer seu 10o gol no Campeonato. 4x2 e jogo decidido.

O segundo tempo do São Paulo foi espetacular. 

Destaques: Rhodolfo, Lucas (melhor em campo de novo).

Desastres: Fernandinho - no primeiro tempo individualizava demais as jogadas. No segundo, com o time bem, quase não pegou na bola.

Me siga no Twitter: @guimoyses

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Oeste 0x3 Corinthians



Boa tarde pessoal! Na tarde de hoje o Corinthians teve a possibilidade de realizar um treino de luxo para os seus titulares. Já classificado, e sem jogos no meio da próxima semana, colocou seus titulares em campo contra o time de Itápolis, não contando apenas com Jorge Henrique e Alex.

Quanto ao jogo, vimos mais do mesmo. Até os 25 minutos do primeiro tempo, o Corinthians dominava a posse de bola, chegando a ter 65%. No entanto, não conseguia criar chances de gol. O jogo era sonolento. Os meias Danilo e Douglas eram pouco efetivos, e erravam muito.

O melhor do Corinthians era Emerson, que não fazia nada brilhante, mas era quem tentava levar o time ao campo de ataque.

Após os 25, o Oeste tentou equilibrar o jogo, e chegou a ficar um pouco mais com a bola. Até que, aos 32 minutos, o árbitro, na minha opinião der forma exagerada, mostrou cartão vermelho para Neno, da equipe do Oeste. Mesmo com um jogador a mais em campo, o primeiro tempo terminou sem chances claras de gol para nenhum dos lados. O jogo era muito fraco.

O Corinthians voltou bem melhor para o segundo tempo, conseguiu criar chances, até que conseguiu marcar aos 10. Escanteio batido de forma curta, Emerson mandou uma bomba para dentro da área e Liedson conseguiu o desvio, para acabar com o longo jejum.

Aos 14 quase a equipe do interior chegou ao empate. Após chute de Marcinho, Julio César fez ótima defesa, e no rebote Wanderson perdeu gol incrível.

Aos 15, Tite colocou Wilian no lugar de Douglas, que, mais uma vez, foi muito discreto, participando pouco do jogo. Logo na sequencia, aos 18, Liedson puxou grande contra-ataque e passou para Wilian marcar o 2º, e matar o jogo.

Após o segundo gol, o Corinthians levou o jogo da forma que mais gosta, tocando a bola, e procurando espaços para criar mais chances. Como jogava com um jogador a mais, os espaços apareceram, e o time conseguiu criar algumas chances de gol, sendo perdidas principalmente por Liedson.

Aos 45, em mais um contra ataque, Liedson apareceu livra na cara do goleiro para marcar mais um. 3x0, e fim de jogo em Presidente Prudente.

Vitória justa do Corinthians, mas o placar um tanto exagerado. O time, mais uma vez, não jogou bem. Mesmo com um jogador a mais durante boa parte do jogo, só conseguiu criar chances de gol em contra-ataques. Os meias do time não funcionaram, e a bola chegava ao ataque apenas quando os atacantes voltavam para buscá-la, ou quando Paulinho se apresentava ao ataque. De positivo, Liedson finalmente voltou a marcar.

Destaques: Liedson (pelo 2o tempo), e Emerson.

Desastres: Danilo e Douglas.



Me siga no Twitter: @guimoyses