sábado, 31 de março de 2012

Jogos que eu vi - Superliga de Vôlei


Fala pessoal! Nesses últimos dois dias tivemos quatro grandes jogos de vôlei válidos pela fase final da Superliga, tanto feminina, quanto masculina. Resolvi resumir os quatro jogos em um só post.

Pela feminina, ontem, aconteceu o jogo mais fácil dentre os jogos desses 2 dias. O Osasco, jogando fora de casa, bateu o Minas por 3x0, fechando o confronto e se classificando para a grande decisão. A equipe da grande São Paulo não deu qualquer chance às adversárias, e teve seu bloqueio como principal fundamento. Adenízia foi um grande paredão, marcando 9 pontos dessa forma, e 18 no jogo, sendo a maior pontuadora.

Jaqueline, uma das melhores jogadoras do mundo, também foi muito bem, assim como a americana Hooker, a levantadora Fabíola, e a eleita melhor em quadra, a líbero Camila Brait.

O Osasco se classifica para sua 11a final consecutiva com todos os méritos. Foi a melhor equipe na fase de classificação, e venceu todos os jogos que disputou na fase final, fazendo 2x0 no Praia Clube, e agora 2x0 no Minas.

Na final, que será disputada no dia 14 de Abril no Maracanãzinho, no Rio, enfrentará o time vencedor do confronto entre Rio de Janeiro e Vôlei Futuro.

Isso porque essas duas equipes protagonizaram um grande jogo na manhã deste sábado no palco da decisão. Após o primeiro jogo, na última terça, em que o Rio venceu com enorme facilidade e fora de casa, muitos achavam que o segundo jogo seria uma mera formalidade.

Não foi isso que aconteceu. O Rio, jogando em casa, venceu o primeiro set por 25x22. No segundo set, após grande equilíbrio, a equipe de Araçatuba devolveu o placar, e empatou o jogo. No terceiro set, o Rio errou muito, e o Vôlei Futuro foi muito bem nos bloqueios, para fazer 25x20, virando o jogo.

O quarto set começou com o time visitante abrindo vantagem, mas a equipe da casa foi buscar, virou o jogo, e fechou em 25x22, levando o jogaço para o 5o set. No set desempate o que se viu foi uma partidaça por parte do Vôlei Futuro. Jogando tudo o que não jogou na primeira partida, e mostando um grande volume de jogo, venceu por impressionantes 15x7.

O terceiro e decisivo jogo, que será mais uma vez no Rio, acontecerá na sexta-feira santa, às 21 horas. Promessa de mais um jogão.

Já pela Superliga Masculina, ainda pela fase das quartas de final, na sexta tivemos um jogo espetacular entre Florianópolis e Minas, em uma reedição da última decisão. Os dois jogos anteriores terminaram com o placar de 3x2, e este terceiro confronto não foi diferente.

Jogando em casa, o Florianópolis conseguiu abrir 2 sets 0, mas, jogando uma partida espetacular, o time mineiro chegou ao empate. Após muito equilíbrio no set decisivo, o Minas fechou em 15x13, após erro de saque de Éder, e se classificou para as semi finais.

O Minas, na próxima terça feira, vai encarar o clássico contra o time do Cruzeiro. O time da Toca da Raposa também fez seu terceiro e decisivo jogo, na tarde deste sábado, contra a jovem equipe do São Bernardo.

Após vencer o primeiro set, e perder o segundo, tivemos um dos sets mais espetaculares da Superliga. Após vários set points perdidos pela equipe do Cruzeiro, o São Bernardo fechou o set em 36x34, virando o jogo para 2x1.

O time do Cruzeiro, que teve a melhor campanha da fase qualificatória, achou o seu jogo, e com grande partida de Wallace, venceu o quarto set, levando o jogo ao tie-break. No quinto set, a experiência do time mineiro falou mais alto, e o Cruzeiro venceu por 3x2.

Na outra semi-final, o Vôlei Futuro encara o Rio de Janeiro (assim como no feminino).

Vale muito a pena acompanhar esses jogos. É um melhor do que o outro!

Me siga no twitter: @guimoyses

terça-feira, 27 de março de 2012

1 ano do Cenitenário!


Boa tarde, pessoal!! Hoje é uma data importantíssima para o futebol mundial, em especial para a torcida Tricolor. 

Um ano atrás, na Arena Barueri, Rogério Ceni, o maior goleiro-artilheiro da história, chegou a incrível marca de 100 gols. Logo em cima do maior rival do time do Morumbi.

Tive o grande prazer de presenciar no estádio esse grande momento da história!

Fica aí minha homenagem a um dos maiores (se não o maior) ídolo da história do São Paulo Futebol Clube.



Obs: tentei postar uma foto do meu ingresso, mas a câmera do celular não colaborou.

Obs 2: Hoje o blog chegou a marca de 2 mil visitas!! Valeu, pessoal!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Jogos que eu vi - Copa do Brasil (1a Fase) - Palmeiras 3x0 Coruripe (AL)



Boa noite, pessoal!! Bom, o Palmeiras fez o dever de casa e passou fácil pelo Coruripe de Alagoas, e está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil.

A escalação do Palmeiras mostrava que o time, provavelmente, teria dificuldades em armar as jogadas contra uma defesa muito fechada, pois não teria nem Valdívia, nem Daniel Carvalho. E foi exatamente isso que se viu durante toda a primeira etapa em Jundiaí. O Verdão tinha toda a posse de bola, mas não tinha objetvidade.

O time da casa mantinha a posse de bola em seu campo de ataque, mas não havia quem desse o último passe que o time precisava. Quem estava escalado para realizar a função era Maikon Leite, que, hoje, parecia mais um Fernandinho destro. Fazia jogadas de velocidade, conseguia os dribles, mas na hora do passe...Meeeeu Deus.

E não é que a melhor chance de gol no primeiro tempo foi do time alagoano?! Em ótima cobrança de falta, Deola fez uma defesa espetacular, e a bola ainda tocou no travessão antes de se perder pela linha de fundo. E este foi o primeiro tempo.

No intervalo, Felipão resolveu colocar um homem para tentar armar o jogo. Pedro Carmona entrou, assim como Ricardo Bueno, para as saídas de Maikon Leite e Patrik.

O Palmeiras melhorou, e já chegava com mais facilidade à área adversária, até que, aos 8 minutos Ricardo Bueno sofreu falta muito próximo à área. Aí todo mundo já sabe, não é? Jogo complicado, falta perto da área...Gol de Assunção! Palmeiras, com toda a justiça, finalmente abre o placar.

Após o gol, o jogo ficou mais fácil para o time alvi-verde, e logo aos 13 minutos, Assunção cruza da direita na cabeça de Barcos, que fez 2x0.

Foi aí que o jogo ficou bem chato. O Palmeiras tocava a bola, sem buscar tanto o gol, e o Coruripe apenas assistia. O time visitante ainda tentou algumas jogadas, mas não conseguiu chegar perto do gol adversário.

Aos 39, em boa jogada de Juninho, a bola foi cruzada na área e o zagueiro marcou contra. 3x0, e um resultado mais condizente com o que foi a partida.

Lição de casa feita, e time classificado. Agora o Palmeiras foca no clássico de domingo contra o Corinthians.

Para ver os melhores momentos do jogo clique aqui.

Me siga no twitter: @guimoyses

domingo, 18 de março de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - São Paulo 3x2 Santos


Absolutamente fantástico! Faltam palavras para descrever o jogaço espetacular de hoje a tarde no estádio do Morumbi. O Santos, mesmo após jogar no Peru na quinta, veio com quase todos os seus titulares, ficando de fora apenas Juan e Henrique. O São Paulo teve o desfalque apenas de Fernandinho (suspenso), que eu, na verdade, considero uma vantagem.

O jogo começou com o São Paulo imprimindo um ritmo fortíssimo ao jogo. Adiantou a marcação e marcou muito forte a saída de bola do time da Vila, que não conseguia passar do meio-campo. Logo aos 8, Casemiro arriscou chute com o pé esquerdo, a bola desviou na zaga e morreu no fundo do gol. Justíssimo 1x0 no placar.

O gol deu confiança ao time do São Paulo e, até os 30 minutos, poderia ter ocorrido um massacre histórico no Morumbi. O Tricolor teve inúmeras oportunidades de gol, com Lucas, Cícero, Jádson, Casemiro...se tivesse feito mais 2 ou 3 gols não teria sido nenhum exagero. O Santos simplesmente não jogava. Conseguiu o seu primeiro chute a gol com 35 minutos. Mesmo com incontáveis chances de gol, o primeiro tempo terminou mesmo 1x0.

O segundo tempo começou mais equilibrado até que, aos 6 minutos, Elano, que havia entrado no intervalo, bateu escanteio, Dênis e a zaga do São Paulo falharam, e Edu Dracena deixou tudo igual no placar.

Dois minutos depois, Rodrigo Caio, que marcava Neymar, e após fazer um ótimo primeiro tempo, foi expulso de forma questionável (principalmente pelo primeiro cartão amarelo, lá na primeira etapa).

O gol e a expulsão poderiam ter abatido a equipe do São Paulo, mas não foi o que aconteceu. O Santos partia pra cima, mas o time da casa partia em rápidos contra-ataques. Em um deles, Lucas foi derrubado pr trás em carrinho de Durval, que deveria ter sido expulso, mas levou apenas o amarelo. Aos 19, jogada espetacular de Luis Fabiano e Lucas, culminando em pênalti do goleiro Rafael em cima do camisa 9. Luis Fabiano saltou, sim, mas para não ser atingido em cheio pelo goleiro santista. O pênalti aconteceu. Foi aí que o árbitro, mais uma vez, errou. Ao marcar o pênalti, deveria ter expulsado o goleiro santista, último homem entre Fabuloso e o gol. Mais uma vez, só amarelo.

Luis bateu o pênalti e marcou mais um com a camisa Tricolor. São Paulo, com justiça, mais uma vez à frente no placar. O time do Morumbi jogava com muita frieza e tranquilidade, e tinha o jogo nas mãos. Até que Casemiro, ao tentar sair jogando, errou passe próximo à área. Neymar recebeu, passou por Dênis, e empatou novamente o jogo, aos 34 minutos.

O Santos se empolgou e veio pra cima, após alterações de Muricy. Com um homem a mais em campo, e o São Paulo cansando, parecia que o gol da virada iria sair a qualquer momento. Leão, para a perplexidade dos 32 mil presentes no Morumbi, tirou Luis Fabiano e colocou Edson Silva.

Quando o jogo se encaminhava para o empate, Lucas recebeu lançamento, arrancou e deu o gol para Cortez. O camisa 6 mandou na trave. Lucas, impedido, pegou o rebote e definiu a vitória justíssima do São Paulo aos 42 do segundo tempo.

Ainda deu tempo para Dênis fazer uma defesaça em cobrança de falta de Elano.

Foi, disparado, o melhor jogo do ano. Não via o São Paulo jogar tão bem há mais de 2 anos. O Santos também fez uma grande partida. Quem foi ao Morumbi, seja são-paulino ou santista, não se arrependeu, e viu um jogaço de bola.

Destaques: os dois times fizeram uma grande partida, mas Lucas foi o melhor em campo. 

Desastres: não tem como apontar nenhum, nesse jogaço sensacional (embora Leão tenha tentado fortemente aparecer aqui).

Para ver os melhores momentos desse jogão, clique aqui.

Me siga no Twitter: @guimoyses


quinta-feira, 15 de março de 2012

Jogos que eu vi - Copa do Brasil (1a fase) - São Paulo 4x0 Independente (PA)


Jogo treino do São Paulo no Morumbi. Realmente, não tem muito o que escrever sobre esse jogo, em que a obrigação era golear a equipe do Pará. Obrigação cumprida.

O São Paulo deu a saída de bola e quase abriu o placar logo aos 20 segundos de jogo, mas o zagueiro travou Cícero no momento do chute.

O time do Morumbi dominava a posse de bola, sendo que o adversário não conseguia trocar mais do que três passes. O time jogava bem, envolvia o fraco adversário, e criava chances. Luis Fabiano e Cícero desperdiçaram as melhores oportunidades de gol. Aos 18, Lucas marcou, mas o gol foi bem anulado pela arbitragem.

Lucas jogava muito bem, e criava as melhores chances pelo São Paulo. Aos 22, fez ótima jogada para boa defesa de Dida. Aos 31, em mais uma belíssima jogada de Lucas, e defesa do goleiro, Luis Fabiano abriu o placar. Abriu a porteira.

Três minutos depois, Luis Fabiano recebeu belíssimo passe de Casemiro, passou pelo goleiro e marcou mais um. 2x0. Aos 35, Lucas, de novo, fez boa jogada pela direita e cavou a expulsão de Fidélis. Enfim, um passeio tricolor até o final da primeira etapa.

O segundo tempo não trouxe mudanças significativas no jogo. O São Paulo criava chances. Uma atrás da outra, até que, aos 9, Luis Fabiano recebe grande passe de Denílson, bate, o goleiro fez a defesa. A bola sobrou para o próprio Luis Fabiano, fazer o terceiro dele e do time no jogo.

Aos 19, o último gol do jogo. Após chutão de Rhodolfo, o goleiro Dida se atrapalhou e a bola sobrou para Luis Fabiano, marcar seu quarto gol no jogo! Após o gol, Leão, corretamente, resolveu poupar seus jogadores de frente. Tirou Lucas, Jadson e Luis Fabiano (que faria mais gols se tivesse permanecido em campo), e colocando Osvaldo, Fernandinho e Wilian.

O São Paulo continuou pressionando, e só não marcou mais gols pela excessiva individualidade dos homens de frente, principalmente Fernandinho.

Os pontos positivos da vitória foi o grande domínio de posse de bola e a paciência do ataque, contra uma defesa fechada, tocando a bola até criar os espaços para encontrar o primeiro gol. Outro ponto que merece destaque, claro, é Luis Fabiano, que está entrando em forma e começando a dar alegrias à torcida. Lucas também fez uma bela partida, voltando às suas características de dribles e arrancadas. Por fim, deve-se enaltecer a torcida tricolor. 15 mil pessoas no Morumbi para um jogo às 19:30 é uma façanha!

Destaques: Luis Fabiano, Lucas e Cortez.

Desastres: Paulo Miranda (conseguiu passar por momentos ruins mesmo com toda a fragilidade dos atacantes adversários).

Para ver os melhores momentos da partida clique aqui.

Me siga no twitter: @guimoyses

segunda-feira, 12 de março de 2012

URGENTE: Ricardo Teixeira Renuncia à Presidência da CBF


Uma notícia pegou a todos de surpresa há poucos minutos. Ricardo Teixeira NÃO É MAIS O PRESITENTE DA CBF. Em comunicado Teixeira alegou problemas de saúde que o inviabilizariam de continuar o exercício do cargo.

O novo presidente é José Maria Marin, vice-presidente mais velho. É aquele mesmo, que roubou uma medalha na final da Copa São Paulo de Futebol Jr. em Janeiro deste ano. O novo presidente assumiu o cargo falando em dar continuidade aos trabalhos de seu antecessor. Diria que começou mal.

Outro que deve sair agora é o diretor de seleções Andrés Sanchez, por ser muito ligado ao ex-presidente.

Acho que, a partir de agora, veremos uma briga ferrenha pelo poder. Espero que os clubes se mobilizem para tentar indicar um sucessor, e que a democracia seja reinstaurada na sede do futebol brasileiro. É uma oportunidade perfeita para uma mobilização dos clubes, e para uma modernização na CBF. Espero que essa chance seja aproveitada.

Me siga no twitter: @guimoyses

domingo, 11 de março de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - São Paulo 2x1 Portuguesa


Primeiro tempo horroroso, segundo tempo bom, e o São Paulo conseguiu uma importante vitória no Campeonato Paulista na tarde deste domingo no Morumbi.

A Portuguesa iniciou a partida tomando a iniciativa e tendo o controle do meio campo, e fez um bom primeiro tempo, mesmo sem conseguir criar grandes chances de gol. O jogo era muito fraco e sonolento até que, a partir dos 35 minutos, o São Paulo finalmente acordou. Usou jogadas de velocidade, e criou uma boa chance com Lucas, muito bem defendida por Wéverton.

Os 10 minutos finais da primeira etapa foram muito bons, O jogo ficou completamente aberto, e as duas equipes buscaram o gol. Prenúncio de uma boa segunda etapa, o que acabou se concretizando.

O segundo tempo começou em alta velocidade. Aos 5 minutos Ananias fez grande jogada e cruzou na cabeça de Ricardo Jesus, que testou firme para abrir o placar para a Portuguesa. 

Não deu nem tempo de comemorar. Dois minutos depois, Jádson acerta um belo chute e empata o jogo. O segundo tempo de partida foi muito legal de assistir. As duas equipes partiram pra cima em busca da vitória, criando chances de gol. 

O São Paulo melhorou muito, e foi premiado. Após belo lançamento de Jádson, Luis Fabiano fez ótima jogada dentro da área e marcou um belo gol para virar a partida. A Portuguesa tentou o empate até o final, sem sucesso. Bom segundo tempo e importante vitória para o time do São Paulo.

Entendo que o que ocorreu no primeiro tempo que causou a má apresentação do São Paulo foi a indefinição entre Cícero e Jádson, que, basicamente, ocupavam o mesmo espaço dentro do campo. Um atrapalhava o outro. 

No segundo tempo, Leão sacou Casemiro e colocou Fernandinho. Embora nunca concorde com a entrada do camisa 12, a alteração foi muito importante, pois Cícero foi recuado para a posição de 2º volante (onde prefiro que ele jogue), e Jádson ficou mais livre para armar o time. O camisa 10 fez um ótimo 2º tempo. Foi muito bem mesmo.

Outro ponto que deve ser ressaltado do jogo de hoje foi a estranha apresentação de Lucas. Após uma certa polêmica depois do jogo da última quarta-feira, o camisa 7 tricolor evitou os dribles durante todo o primeiro tempo, buscando apenas os toques curtos e laterais. Na saída para o vestiário, ao ser questionado por jornalistas, falou que como todos estavam reclamando de seu excesso de dribles, passaria apenas a tocar a bola. Melindre completamente desnecessário, e que foi bem corrigido pelo garoto no 2º tempo.

Destaques: Jádson (melhor em campo), Luis Fabiano (quando a bola chega a seus pés leva sempre muito perigo) e Leão (alterações que mudaram o jogo); Ananias (ótimo jogador da Portuguesa que infernizou o lado direito da defesa tricolor). Menção honrosa para o público presente de 17 mil pessoas no Moumbi.

Desastres: Piris, Casemiro, e o horroroso árbitro Luciano Guerra.

Para ver os melhores momentos do jogo clique aqui.

Me siga no twitter: @guimoyses

sábado, 10 de março de 2012

Jogos que eu vi - Superliga Feminina de Vôlei - Rio de Janeiro x Osasco


Boa noite, pessoal! O meu primeiro post sobre vôlei só poderia ser sobre um dos maiores clássicos interclubes do mundo (sem nenhum exagero).

A última rodada da primeira fase do melhor campeonato de vôlei do mundo reservou a disputa pelo primeiro lugar na classificação. O time do Rio de Janeiro vinha na frente, e precisava apenas vencer 2 sets para garantir a primeira posição. O time de Osasco precisava vencer o jogo por 3x0 ou por 3x1, na casa das adversárias.

O jogo tinha tudo para se tornar um treino de luxo, com as duas equipes já classificadas, e o primeiro lugar não vale muita coisa na fase seguinte. Mas, ainda bem, não foi isso que ocorreu. As duas equipes entraram em quadra fazendo de tudo para derrotar as suas maiores rivais, e o que foi visto no Maracanazinho foi mais um jogaço de bola.

A equipe da casa começou melhor, e venceu o primeiro set por 25x18, sem grandes dificuldades. O segundo set começou com a equipe carioca abrindo vantagem de 9x3. Foi aí que a equipe paulista acordou no jogo, e marcou 8 pontos seguidos, virando para 11x9. A equipe carioca não conseguiu se recuperar no set, e a equipe do Osasco fechou em 25x22.

O terceiro set começou mais uma vez com o Rio abrindo vantagem, mas a equipe visitante mais uma vez virou e fechou com facilidade em 25x19, virando a partida, com direito a bate boca entre os técnicos Bernardinho, do Rio de Janeiro e da seleção brasileira masculina, e Luizomar de Moura, do time de Osasco.

O quarto set foi o melhor do jogo. Até porque, quem vencesse alcançaria a primeira posição geral. Após jogadas espetaculares e rallys intermináveis, o time de Osasco conseguiu fechar o set mais uma vez em 25x22, fechando o jogo em 3x1, fora de casa.

Jaqueline, do Osasco, foi eleita a melhor em quadra, e eu ainda cito Adenísia (Osasco) e Sheila e Fabi (Rio) como destaques da partida. Grande jogo para fechar com chave de ouro a primeira fase da Superliga. Os playoffs começam já nesta 2a feira, e vale a pena acompanhar! Só vai ter jogão!

Me siga no twitter: @guimoyses



quinta-feira, 8 de março de 2012

Jogos que eu vi - Copa do Brasil (1a fase) - Independente (PA) 0x1 São Paulo


É pessoal...estreia decepcionante do São Paulo na competição mais importante para o time no primeiro semestre. Após boas partidas no Campeonato Paulista, o torcedor tricolor esperava uma vitória fácil e a classificação já neste primeiro jogo contra o atual campeão paraense.

Não foi o que aconteceu. O time paulista fez sua pior partida no ano. Apático e sem vontade nenhuma de jogar, o São Paulo teve completamente a posse de bola, mas não conseguiu criar muitas oportunidades gol.

O jogo começou com um susto para o São Paulo. O time da casa fez um gol, pessimamente anulado pelo bandeira. Talvez, se confirmado o gol, o tricolor poderia ter acordado...mas o "se" não ganha jogo, não é mesmo?

O único ponto alto da partida foi a arrancada de Cícero, que saiu do campo de defesa, atravessou todo o gramado e bateu firme da entrada da área. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.

A partida serviu para mostrar que quando Fernandinho está em campo, o lateral Cortez perde completamente sua desenvoltura ofensiva, pois o atacante ocupa exatamente o mesmo espaço. Prefiro muito mais o apoio do camisa 6 do que a jogada única do atacante, que, como já disse diversas vezes, só deveria ser utilizado em situações excepcionais; NUNCA como titular.

Lucas foi outro ponto negativo na partida de hoje. Quando pegava na bola era extremamente individualista e sempre acabava perdendo a posse da bola.

Só não digo que foi um jogo para se esquecer, porque o treinador tricolor deve tirar lições desta partida pífia. Fernandinho e Cortez não podem jogar juntos; Paulo Miranda, mais uma vez, foi o elo mais fraco da defesa; o time é extremamente individualista, sempre dependendo de uma boa jogada do Lucas.

Destaques: Cícero (pelo golaço).

Desastres: Fernandinho, Lucas, time (coletivamente, falta de vontade, exatamente o que levou à eliminação no ano passado).

Para ver os melhores momentos do jogo clique aqui.

Me siga no twitter: @guimoyses

domingo, 4 de março de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - XV de Piracicaba 0x1 São Paulo


Ufa! Que sufoco! O São Paulo, em noite pouco inspirada de seu ataque venceu o lanterna XV de Piracicaba fora de casa e subiu para a 4a posição no Campeonato Paulista.

O São Paulo teve problemas na escalação. Com os dois volantes suspensos, Rodrigo Caio foi o único volante de ofício no jogo, sendo ajudado por Cícero. Ambos fizeram ótima partida. Cícero está mostrando bom futebol em todas as posições que jogou até agora.

Nos primeiros 20 minutos de partida o São Paulo massacrou o adversário. Foram 72% de posse de bola e 7 finalizações, mas muitas dessas finalizações foram para fora.

A partir dos 25 o XV equilibrou a partida, e conseguiu criar duas boas chances para abrir o placar, e o goleiro Dênis fez duas boas defesas. 

O São Paulo diminuiu um pouco o ritmo, e esbarrava na forte retranca armada pelo time mandante. Sem conseguir tirar o zero do placar, o primeiro tempo chegou ao final.

No intervalo Leão sacou Jádson para a entrada de Maicon. Boa substituição, pois Jádson que começou muito bem o jogo, caiu muito de rendimento a partir da metade da primeira etapa.

O São Paulo fez um segundo tempo muito bom. Com Fernandinho aberto do lado esquerdo, Lucas do lado direito, Wilian centralizado, e Maicon armando o jogo, o time partiu pra cima do adversário, criando chances de tudo que era jeito. Por cima, por baixo, em escanteio. Wilian chegou a perder um gol que daria inveja até a Deivid.

A pressão do São Paulo só deu resultado aos 44 do segundo tempo. Após grande jogada de Osvaldo (que substituiu Fernandinho) pela esquerda, cruzando para o meio da área. A bola bateu em Cícero e morreu no fundo do gol.

Aos 48 ainda deu tempo para o goleiro Dênis fazer mais uma ótima defesa em cobrança de falta.
Vitória justíssima do Tricolor, que chega a 5 jogos sem perder, 2 vitórias consecutivas, e 2 jogos seguidos sem sofrer gols.

O próximo compromisso do Tricolor é pela competição mais importante do 1o semestre, a Copa do Brasil, contra o Independente no Pará. A ideia da equipe é vencer por 2 ou mais gols de diferença, para eliminar a partida de volta. Acho isso bem possível.

O São Paulo, hoje, desfalcado de seus dois volantes titulares, não mostrou um futebol exuberante, mas jogou com muita raça, atacou muito, e não desistiu até o final da partida, sendo premiado com o gol da vitória no final.

Destaques: Dênis, Cícero, Rodrigo Caio e Lucas.

Desastres: Fernandinho. 

Para ver os melhores momentos da partida clique aqui.

Me siga no Twitter: @guimoyses

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - Santos 1x0 Corinthians


Boa tarde pessoal! Mais um clássico no Campeonato Paulista atrapalhado pela Libertadores. Sério...quem faz a tabela do Paulista parece que escolhe colocar os clássicos em véspera de jogos importantes pela competição sulamericana.

O Santos do técnico Muricy resolveu entrar em campo com todos os seus titulares; o Corinthians optou por poupar 7 jogadores, o que acabou interferindo de forma negativa na partida.

O primeiro tempo do jogo foi bem morno...sonolento na verdade. o Santos começou um pouco melhor, mas o Corinthians rapidamente igualou as ações da partida.

Ganso era muito discreto em campo, assim como Alex. Pelo time santista, Neymar era quem mais buscava o jogo, mas o atacante da seleção brasileira não estava em um dia feliz. Não era objetivo, e tentava lances de efeito sem sucesso. Pelo Corinthians, quem tentava comandar o ataque era Jorge Henrique, mas também não tinha muito sucesso. Adriano também foi muito mal.

As principais chances de gol começaram a surgir após os trinta minutos. Primeiro o Santos tentou com Arouca,  Durval (que marcou, mas estava impedido) e Neymar. O Corinthians também teve sua chance, na falha de Rafael, Jorge Henrique teve a chance, mas acabou travado.

O Corinthians voltou melhor para o segundo tempo e, logo aos 6 minutos, Adriano perdeu uma grande oportunidade, após grande jogada de Jorge Henrique nas costas de Juan.

O Santos resolveu acordar. Na verdade, quem acordou foi Paulo Henrique Ganso, que resolveu comandar o meio campo da equipe da casa. Aos 12 fez lançamento espetacular para Ibson marcar o único gol da partida. Desse momento até a metade do segundo tempo, o Santos teve mais algumas chances de marcar, mas todas foram bem neutralizadas pela defesa corinthiana.

O Corinthians melhorou, e tentou pressionar em buscas do empate, mas não criou chances reais de gol. Tite mexeu muito mal no time.

Primeira derrota do líder Corinthians e sétima vitória consecutiva para o agora vice-líder Santos. A partida foi fraca tecnicamente, mas ganhou em emoção nos momentos finais. Os dois times agora pensam na competição mais importante do ano, pela qual jogarão no meio da semana.

Destaques: Ganso (2o tempo), Ibson e o árbitro Wilson Luis Seneme.

Desastres: Juan (todas as jogadas de ataque do Corinthians foram em cima dele); Alex e Adriano. Menção honrosa para Neymar, que não foi desastre, mas foi muito mal hoje.

Para ver os melhores momentos clique aqui

Me siga no Twitter: @guimoyses

sexta-feira, 2 de março de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Paulista - São Paulo 3x0 Guaratinguetá


Após dois empates por 3x3 fora de casa o São Paulo voltou para o estádio do Morumbi para se reencontrar com a vitória.

O jogo foi melhor do que o esperado. O time visitante jogou muito fechado na defesa durante todo o primeiro tempo, e mesmo assim, o Tricolor conseguia criar oportunidades para gol. Não havia no time da casa nenhum destaque individual, mas o time, como um todo, fazia boa partida.

Tanto é que as primeiras cinco ou seis chances de gol foram criadas por jogadores diferentes. Cícero, Jadson, Casemiro, Lucas, Wilian e até Paulo Miranda tiveram chances de marcar, mas sem sucesso.

O domínio do São Paulo era absoluto, e sua defesa (ainda bem) não era exigida. Após tanto tentar, o São Paulo finalmente conseguiu abrir o placar. Aos 42, após grande jogada, Cícero tocou de calcanhar para Lucas, que tocou na frente para Jadson, que devolveu de maneira espetacular para Lucas. O jogador que chegou de viagem no dia do jogo pela manhã, dominou dentro da área, limpou o zagueiro que ficou no chão, e fez um golaço.

Nem Lucas, visivelmente cansado, e nem Jadson se destacavam no jogo até o momento do gol; mas ambos foram decisivos para furar a retranca do time do Vale do Paraíba e sair para o intervalo em vantagem no placar.

Na segunda etapa aperceu o melhor jogador em campo: Casemiro. Aos 14 minutos lançou bola espetacular para Wilian, que marcou mais um belo gol. Nono gol dele no campeonato, e a vice-artilharia assegurada.

Aos 15 Leão sacou o cansado Lucas e o apagado Jadson para as entradas de Fernandinho e Osvaldo.

Aos 17 mais um lançamento magistral de Casemiro, para a arrancada e batida de primeira de Fernandinho. Terceiro golaço no jogo e vitória garantida.

O São Paulo dimuniu o ritmo, mas manteve a posse de bola para conseguir criar mais alguma chances de gol. Fernandinho não foi bem, e Osvaldo, embora "liso", fez mais jogadas de efeito do que jogadas efetivas.

Este foi o quarto jogo consecutivo que o São Paulo, segundo melhor ataque do campeonato, marcou três gols; entretanto foi apenas a segunda vez no Campeonato em que a equipe não sofreu gols. Deixando de lado a fragilidade da equipe visitante, vimos uma marcação mais eficiente, com os atacantes marcando mais a saída de bola; Denílson e Casemiro focados na marcação; e Cortez e Rodrigo Caio saindo menos para o jogo.

Definitivamente o time foi mais equilibrado em campo.

Outro ponto a se destacar foi a partidaça de Casemiro. Marcou muito bem, e ainda fez lançamentos espetaculares, sendo que dois deles se tornaram assistências. Mostrou que quando ele está a fim de jogo pode fazer a diferença.

Destaques da partida: Casemiro (melhor em campo); Cícero (mais uma bela apresentação); jogo coletivo do time do São Paulo (grande melhora).

Desastre da partida: dessa vez o desastre ficou por conta do árbitro Luis Vanderlei Martinucho, que marcou faltas questionáveis e não marcou faltas absurdas, além de mostrar um absurdo caartão amarelo para Casemiro, tirando-o da próxima partida.

Para ver os melhores momentos da partida clique aqui