domingo, 19 de agosto de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Brasileiro - São Paulo 3x0 Ponte Preta


Bom dia, pessoal! Especialmente aos torcedores tricolores, que acordaram felizes neste domingo após a boa apresentação do time na noite de sábado.

O jogo de ontem era muito importante para as duas equipes, que vinham numa sequência com 3 jogos sem vitória. A Ponte vinha com 2 derrotas e um empate, enquanto o São Paulo vinha com 3 derrotas, e a última com um humilhante 3x0 para o Náutico.

O jogo contou com uma atração especial: a volta do atacante Lucas, após ser muito pouco aproveitado na seleção comandada pelo patético Mano Menezes, e mostrou, em poco mais de 60 minutos em campo, como fez falta ao Tricolor neste período.

O São Paulo teve os desfalques de Rhodolfo (suspenso) e Douglas e João Filipe (machucados), e foi à campo num 3-5-2, com Tolói, Paulo Miranda e Edson Silva formando a defesa, enquanto Paulo Assumpção era improvisado na lateral direita.

Logo no início do jogo o São Paulo já tomava a iniciativa e controlava a partida, mas, com o meio campo ineficiente, não conseguia chegar de forma efetiva ao ataque. Assim, o técnico Ney Franco foi muito bem, e já alterou o esquema tático da equipe. Paulo Miranda passou a fazer a lateral direita, enquanto Assumpção passou para o meio campo. Assim, o técnico abriu mão dos 3 zagueiros, enquanto Assumpção fazia o primeiro volante, e Denílson e Maicon se revezavam entre marcação e armação.

A mudança gerou resultado. Em arrancada de Lucas pela direita, o atacante foi atropelado por Somália. Na cobrança de falta de Jádson, o pontepretano Roger (conhecido no Morumbi com "paspalho" após sua passagem pelo Tricolor) abriu o braço e espalmou a bola para a linha de fundo. O estádio inteiro viu com claridade a penalidade, menos o árbitro, que teve que ser avisado pelo auxiliar da linha de fundo para marcar a infração. Rogério Ceni na bola e gol do São Paulo no Morumbi.

4 minutos depois, o Tricolor ampliou o marcador. Em jogada sensacional que começou com arrancada de Lucas pela esquerda, passou por Jádson e Ademílson até voltar a Lucas, que bateu da entrada da área marcando um golaço. A apresentação do camisa 7 foi um legítimo "cala a boca" a todos que achavam que o atacante, por já estar vendido ao PSG, não jogaria com a mesma vontade pelo São Paulo.

O time da casa ainda perdeu algumas oportunidades na primeira etapa, mas o árbitro apitou o final do primeiro tempo com 2x0 no marcador.

O segundo tempo aconteceu em um ritmo muuuuuito mais lento do que o primeiro. Até porque, logo aos 15 minutos, Ney Franco tirou Lucas, que já estava amarelado, e colocou Osvaldo em seu lugar. O São Paulo se limitava a marcar forte e buscar o contra-ataque.

Mesmo assim o São Paulo perdeu duas oportunidades claras de gol. Uma com Maicon, que chutou em cima da zaga, e a mais clara, com Osvaldo, que após receber um passe espetacular de Maicon, chutou em cima do goleiro.

A velocidade do jogo só aumentou quando Cícero e João Schimidt entraram nos lugares de Denílson (também amarelado) e Cortez (que levou o terceiro amarelo e não pega o Corinthians). O Tricolor passou a atacar um pouco mais e, aos 42, Osvaldo fechou a conta com um golaço.

Vitória importantíssima e para dar moral ao Tricolor. No próximo jogo teremos a volta de Luis Fabiano, que junto com Lucas, podem levar o São Paulo mais longe nesse campeonato.

Destaques: Rafael Tolói, mais uma vez, fez uma partida impecável, assim como Denílson. Destaque também para Paulo Mirando, que foi muito bem na lateral. Lucas, claro, essencial para a vitória.

Desastres: Cortez, de novo, fez uma partida muito fraca, e ainda desfalcará o time no clássico contra o Corinthians.


Me siga no Twitter: @guimoyses

sábado, 11 de agosto de 2012

Jogos que eu vi - Olimpíadas de Londres (Final Vôlei Feminino) - Brasil 3x1 EUA


Se o post anterior foi um desabafo, este será uma mera homenagem. As meninas do vôlei fizeram tudo o que faltou aos meninos do futebol. Jogaram com garra, vibração, e, claro, extrema competênica, venceram as favoritas, número 1 do mundo, com autoridade, e garantiram o bi campeonato olímpico. Terceiro título olímpico do técnico José Roberto Guimarães.

Após um início de torneio muito ruím, o Brasil teve que contar com a ajuda das americanas para passar para a fase das quartas de final. Se as americanas, já classificadas, tivessem sido derrotadas pelas turcas, as brasileiras seriam eliminadas. As americanas jogaram com profissionalismo e venceram por 3x0.

Nas quartas de final, pela primeira vez, vi na seleção brasileira a possibilidade de título. Em um jogo simplesmente espetacular em que as adversárias russas tiveram 6 match points, com um ataque para fechar o jogo, e com vitória brasileira de virada por 3x2 com 21x19 no tie-break.

Na semifinal, um passeio sobre as japonesas. O Japão, até ali, fazia uma ótima campanha, e no mundial de 2011 venceu o Brasil por 3x0. As meninas brasileiras fizeram um jogo espetacular, principalmente na parte defensiva e no bloqueio, e venceu por fáceis 3x0. A medalha de ouro ficou mais perto, e com o time jogando dessa maneira, passei a acreditar de verdade que ela viria.

No último jogo mais uma pedreira. A seleção americana chegou à final invicta, perdendo apenas dois sets em toda a competição, número 1 do ranking mundial, e com 4 vitórias nos últimos 4 jogos contra o Brasil. Após o primeiro set, vencido pelas americanas por incríveis 25x11, pensei que a vaca tinha ido pro brejo. Mas as meninas passaram por cima da minha desconfiança.

As meninas, nos três sets seguintes, só não fizeram chover dentro de quadra e destruíram as americanas. Uma virada sensacional, espetacular, e que me deixou muito emocionado.

Só para pensar: Jaquline, melhor jogadora da final, com 18 pontos e muuuitas defesas importantes, saiu de quadra dizendo que nunca foi protagonista, e apenas fez sua parte para ajudar o time. Imaginem se o Neymar tivesse feito uma partida nestas proporções...teria saído de campo com um aumento de salário, propostas do exterior e mil propostas de patrocínio e propagandas. Fica a dica.

Então fica aqui minha homenagem para José Roberto Guimarães, Dani Lins, Fernandinha, Sheilla, Tandara, Nathália, Paula Pequeno, Fernanda Garay, Jaqueline, Thaísa, Adenízia, Fabi, e a capitã Fabiana!!! Valeu meninas!!!

Jogos que eu vi - Olimpíadas de Londres (Final Futebol) - Brasil 1x2 México


Boa noite, pessoal! Bom, com os jogos olímpicos chegando ao final nesse domingo, poucas são as participações brasileiras, e, assim, dá para fazer postagens separadas para cada uma delas. Na primeira, a seleção masculina de futebol foi derrotada pelo México, e mais uma vez acabou sem o tão sonhado ouro olímpico.

O jogo de hoje foi um desastre. Não vou nem fazer o lance a lance, e vou simplesmente cornetar.

Um time que tem qualquer pretensão de título não pode entrar em campo da maneira desligada que o Brasil entrou, sofrendo um gol com 30 segundos de jogo. Simplesmente inaceitável. Vou começar cornetando a convocação, que não contou com um goleiro experiente, e os goleiros convocados não deram conta do recado. Praticamente toda a bola chutada em direção ao gol brasileiro entrava.

Então você pensa: Mano não convocou um goleiro experiente para convocar três jogadores de linha indispensáveis e insubstituíveis, certo?? Errado. Agora é a hora de cornetar a escalação. Tanto na semifinal, como na final, um dos jogadores acima dos 23 anos, o atacante Hulk, foi sacado para a entrada do lateral/meia/volante Alex Sandro.

No jogo semifinal todos viram que essa alteração não funcionou, certo? Errado de novo!! Todos, menos o treinador, que manteve a horrorosa formação para a final. Isso quer dizer que o treinador não convocou um goleiro experiente e jogou fora a convocação de um dos jogadores acima dos 23 anos, convocando um jogador que não achava digno de iniciar a final Olímpica.

Percebam que não estou questionando a qualidade (ou falta dela, na minha opinião) de Hulk, mas simplesmente questionando o porquê da convocação de um jogador que não tinha a confiança total do treinador, queimando a convocação de um jogador acima da idade.

Ainda no primeiro tempo, o treinador reconheceu seu erro e já teve que queimar uma alteração, tirando Alex Sandro e colocando Hulk em seu lugar.

O México não fez um partidaço, mas, mesmo assim, conseguiu levar como quis a partida durante quase todo o tempo, inclusive fazendo 2x0 e perdendo várias chances em contra-ataques para ampliar o placar.

No Brasil, Oscar fazia uma partida muito fraca, e Neymar, embora estivesse tentando muito, não tinha sucesso, principalmente porque nenhum jogador encostava para auxiliá-lo no ataque. O time errava muitos passes e, mesmo com grande posse de bola, mal levava perigo ao gol mexicano.

Para completar, Mano errava nas alterações. Nem vou falar sobre a primeira alteração, que usou para corrigir um erro, mas a segunda, em que tirou o volante Sandro para colocar o atacante Alexandre Pato foi horrível!! De que adianta colocar mais um jogador no ataque se a bola quase não chega dentro da área!? O Brasil precisava da entrada de outro armador, não de outro atacante!

Pior ainda do que essa alteração foi a última. Não pelos personagens, mas pelo tempo de jogo que foi feita. De que adianta colocar Lucas no lugar de Rafael com 40 minutos do segundo tempo, e com placar desfavorável de 2x0??? Essa alteração deveria ter sido feita logo após ter sofrido o segundo gol!! Perder por 2 ou por 10 não faria diferença! O Brasil deveria ter partido pra cima do adversário!

Bom, fica aqui a minha indignação, principalmente com o técinco Mano Menezes, como acho que ficou muito claro no texto, fez um péssimo trabalho. Se este jogo tiver servido para concretizar a demissão do técnico brasileiro, então estarei extremamente feliz com a medalha de prata. Caso contrário...

Quanto ao sucessor, espero que seja Felipão, ou que a CBF ouse com a contratação de um estrangeiro, como Guardiola ou Mourinho. Caros? Sim, mas pense no quanto de dinheiro a CBF já gastou com técnicos como Leão, Parreira, Dunga e Mano Menezes...

Só espero que não me venham com Muricy! Aí eu desisto de vez do título em 2014.

Desculpem o Desabafo!




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Resumo do dia brasileiro em Londres - 03/8


Boa tarde, pessoal! Mais um dia dos Jogos com muitas participações brasileiras. E foi dia de duas medalhas de bronze para o Brasil!!

Vôlei: A seleção feminina se recuperou das duas derrotas seguidas e venceu a China por 3x2. Foi um grande jogo, e as meninas do Brasil se portaram muito bem durante toda a partida. Vão precisar vencer a Sérvia na última rodada, no dimingo, para conseguirem a classificação.

Vela: Scheidt e Prada ficaram em terceiro lugar na penúltima regata e garantiram medalha para o Brasil. Infelizmente, o ouro ficou um pouco mais longe, pois os britânicos, primeiros no geral, venceram a regata. Como a última regata, que ocorrerá no domingo, vale pontuação em dobro, ainda há chance do ouro, mas é bem difícil. Os brasileiros devem brigar pela prata.

Judô: O judô brasileiro conseguiu mais uma medalha e bateu o recorde de medalhas da modalidade em uma só olimpíada. Rafael Silva, o "baby", conseguiu mais uma medalha de bronze para o Brasil. No feminino, Maria Suelen foi derrotada na luta pelo bronze, terminando no quinto lugar.

Basquete: A seleção feminina perdeu novamente e está eliminada. O Brasil reagiu após estar perdendo para o Canadá por 12 pontos, e chegou a empatar o jogo, mas acabou errando muito no final e perdeu a chance de classificação.

Tênis de Mesa: Tanto a equipe masculina quanto a feminina foram eliminadas. Nenhum brasileiro, no individual, conseguiu classificação. Portanto, fim da linha para os mesa-tenistas brasileiros em Londres.

Levantamento de Peso: Jaqueline Ferreira bateu o recorde brasileiro, com a marca de 230 quilos (somados os dois levantamentos) e terminou em 8º lugar, melhor colocação de uma brasileira na modalidade.

Handebol: A seleção feminina conheceu hoje a sua primeira derrota. Após conseguir equilibrar o jogo contra a Rússia, atual vice-campeã olímpica, as brasileiras desperdiçaram muitos ataques no final do segundo tempo e acabaram derrotadas por 31 x 27. Russas e brasileiras terminaram a primeira fase com o mesmo número de pontos, mas as russas levaram vantagem no saldo de gols. Segundo lugar no grupo para as brasileiras, que seguem firme em busca da inédita medalha.

Futebol: A seleção feminina foi derrotada por 2x0 para o Japão, atual campeão mundial, e deu adeus aos Jogos. Esta eliminação nas quartas-de-final foi a pior participação brasileira no esporte. Ficou evidente que o Brasil só ia bem quando tinha Marta em grande fase. Como essa fase, pelo menos aparentemente, terminou, o Brasil não fez nenhuma boa partida na competição.

Natação: Cielo conquistou medalha de bronze para o Brasil nos 50m estilo livre! Cielo, que defendia o título, não conseguiu defender o resultado de Pequim/2008, e saiu da prova muito bravo. Calma, Cielo! Só uma vez em toda a história houve um bicampeão na prova dos 50m! O ouro, surpreendentemente, ficou com o francês Florent Manaudou, que fez o melhor tempo de sua carreira. A prata ficou com os Estados Unidos. Bruno Fratus fechou sua primeira olimpíada na ótima quarta colocação.

Vôlei de Praia: Os brasileiros continuam firmes em busca de medalhas. Juliana e Larissa, e Ricardo e Pedro Cunha vencerem nas oitavas de final, os dois jogos foram 2x0, e estão classificados para as quartas. As duas outras duplas brasileiras entram em quadra amanhã.

Os favoritos e atuais campeões no masculino Rogers e Dalhouser foram derrotados nas oitavas e estão fora. Caminho livre para as duplas brasileiras. Aposto em ouro e prata para o Brasil no Maculino.

Me siga no twitter: @guimoyses

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Resumo do dia Brasileiro em Londres - 02/08


Boa noite, pessoal! Mais um dia de competições que se encerra. Dia que teve medalha para o Brasil, mas que foi um desastre para os esportes coletivos. Vamos lá:

Vela: Scheidt e Prada não foram bem nas regatas de hoje. Faltando três regatas para o final (sendo que a última vale o dobro da pontuação), os brasileiros se distanciaram um pouco para os líderes, e viram os terceiros colocados encostarem. A medalha está praticamente garantida. Só falta definir a posição. Acredito que ficarão com a prata.

Judô: Mayra Aguiar é o nome dela! A brasileira, após perder na semi-final para a americana que quase quebrou seu braço, e que terminou com o ouro, venceu na repescagem e conseguiu a terceira medalha do judô para o Brasil!




Natação: Três brasileiros caíram na água nesta quinta-feira. César Cielo e Bruno Fratus se classificaram para a final dos 50m nado livre, que será amanhã na parte da tarde. Cielo fez o primeiro tempo, e Bruno o quarto. Quem participou de uma final foi Thiago Pereira, na modalidade dos 200m medley. Após ser prata nos 400m, Thiago fez uma ótima prova, mas acabou na quarta posição. Ouro para Phelps.

Vôlei de Praia: Se há um esporte que vem dando alegria aos brasileiros é este. O Brasil continua com 100% de aproveitamento. Alison e Emanuel venceram a dupla italiana por 2x0, enquanto Maria Elisa e Talita fizeram 2x1 na dupla da Austrália.

Tênis: A dupla Melo e Soares foram derrotados nas quartas de final por 2x0 pela dupla francesa. Assim, terminam as chances brasileiras no tênis.

Basquete: A seleção masculina de basquete conheceu sua primeira derrota na competição. Em um grande jogo, em que o Brasil sofreu um apagão no segundo quarto, nossa seleção sofreu uma cesta de 3 faltando 4 segundos para o fim e perdeu para a Rússia por 75x74. Mesmo com a derrota, a seleção está perto da classificação, e mostrou muito brio e muita força. Tirando o apagão, fez um ótimo jogo, contra um time muito bom.

Vôlei: Após duas vitórias em dois jogos, a seleção masculina não foi páreo para os atuais campeões olímpicos. Após vencer o primeiro set, o Brasil ainda chegou a estar 6 pontos atrás no placar no segundo set, virou o jogo e teve o set point, mas não aproveitou. Os americanos venceram e empataram a partida. Nos dois sets seguintes o Brasil errou demais, e viu os americanos fecharam com certa tranquilidade. Resultado normal, para uma seleção que está em processo de renovação, contra a atual melhor seleção do mundo. O Brasil tem mais jogo para mostrar!

Me siga no Twitter: @guimoyses

Jogos que eu vi - Copa Sulamericana - Bahia 0x2 São Paulo


Boa Tarde, pessoal! Ontem foi dia de estreia de São Paulo e Palmeiras na Copa Sulamericana. O Tricolor foi até Salvador e bateu o Bahia por 2x0. Enquanto isso, o Verdão, em casa, venceu o Botafogo pelo mesmo placar. Os jogos de volta serão daqui a 3 semanas.

O São Paulo, mais uma vex escalado no 3-5-2, e apenas com o desfalque de Denílson, começou muito bem o jogo. Dominava a posse da bola, e atacava o time baiano, que errava muito. Logo aos 6 minutos, Douglas fez boa jogada saindo do lado direito do campo, avançando até o meio, e sofrendo falta na entrada da área. Primeira chance para Rogério Ceni bater em sua volta aos gramados, e adivinhem: caixa! O M1to marcou seu gol de número 104 e abriu o placar.

O São Paulo seguiu muito bem no jogo até os 20 minutos do primeiro tempo, criando chances para aumentar o placar, mas sem sucesso. A partir desse momento, o Bahia cresceu no jogo, e o Tricolor se encolheu. Mesmo errando muito, o time da casa conseguiu assustar o time paulista, obrigando Rogério a fazer uma boa defesa e mandando uma bola na trave. Mesmo assim, o jogo foi para o intervalo 1x0.

Duas coisas importantes que aconteceram ainda na primeira etapa foi mais uma contusão de Luis Fabiano, a quarta nesse ano, e que o tirou do restante da partida, e que o tirará da partida de domingo. A outra foi a substituição de Rodrigo Caio, que, com cartão amarelo, deu lugar a João Schimidt.

No segundo tempo, o São Paulo retomou as rédeas da partida desde o começo. Aquele ímpeto do adversário do final da primeira etapa desapareceu. Aos 23, o São Paulo matou o jogo, e, possivelmente, o confronto. Arrancada de Cortez, que bateu, e a bola parou na trave. No rebote, Ademílson mandou pras redes. 2x0.

Nesse jogo muito importante destacar a solidez do sistema defensivo, coisa que há muito tempo não via. Tolói foi muito bem novamente, e João Filipe também fez uma ótima partida. O jogador mais vacilante foi Rodolpho, mas não fez nada que comprometesse o bom sistema defensivo.

Outro destaque foi Jádson. O meia foi muito bem ontem. Fez um de seus melhores jogos com a camisa do São Paulo. Espero que continue assim!

Assim, o São Paulo fez 2x0 fora de casa, e poderá até perder por um gol de diferença daqui a 3 semanas para conseguir a classificação. Me arrisco a dizer que a fatura está liquidada.

Destaques: Tolói, Cortez e Jádson.

Desastres: Souza, Júnior e Gérlei.


Me siga no Twitter: @guimoyses

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resumo do dia brasileiro em Londres - 01/08


Boa noite, pessoal!! Mais um dia com muitos altos e baixos com os brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres. Vamos lá:

Judô: Maria Portela e Tiago Camilo foram mal e não conseguiram as esperadas medalhas. Tiago teve a chance do bronze, mas foi derrotado na repescgem.

Natação: Na única final do dia para o Brasil, César Cielo, mesmo marcando seu melhor tempo na carreira nos 100m livre, não passou da sexta posição. Amanhã começa a disputar sua principal prova: os 50m livre.

Futebol: A seleção masculina, mesmo atuando com time misto, voltou a mostrar bom futebol, e venceu a seleção da Nova Zelândia por 3x0. O Brasil se classificou em primeiro no seu grupo, e enfrentará Honduras nas quartas-de-final, no próximo sábado.

Outro favorito eliminado no futebol. O Uruguai foi derrotado pela Grã-Bretanha e está fora dos Jogos.

Tênis: Marcelo Melo e Bruno Soares venceram a partida duplas mais longa da história dos Jogos e se classificaram para as quartas-de-final.

Vôlei de Praia: O Brasil continua 100% no vôlei de praia. Juliana e Larissa venceram por 2x0 a dupla da República Tcheca, mesmo placar da vitória de Ricardo e Pedro Cunha. Todas as duplas brasileiras seguem firme na competição.

Basquete: Em mais uma apresentação horrorosa, a seleção feminina foi derrotada pela Austrália. Com a 3a derrota em 3 jogos, a classificação está complicadíssima.

Handebol: Quem não teve problemas para garantir a classificação foi a seleção femina de Handebol. A equipe destruiu as anfitriãs por 30x17, e garantiu passagem para a próxima fase com duas partidas de antecedência. Vai brigar pelo primeiro lugar do grupo com a Rússia.

Ginástica: O brasileiro Sérgio Sasaki terminou na 10a posição geral. Melhor colocação de um brasileiro na história.

Vôlei: Ao contrário da seleção masculina, o time feminino vai muito mal em Londres. Na noite de hoje, a seleção de Zé Roberto Guimarães foi detonada pela Coréia do Sul, e perdeu por 3x0. Precisará vencer China e Sérvia nas duas próximas rodadas para lutar pela classificação.

Me siga no Twitter: @guimoyses