sábado, 15 de setembro de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Brasileiro - São Paulo 3x1 Portuguesa


Boa noite, pessoal! É...sei que ainda teremos mais algumas rodadas e oportunidades para ver Lucas jogando por aqui...mas eu já estou com saudades. O camisa 7 Tricolor fez uma partida primorosa na noite deste sábado contra a equipe da Portuguesa, e liderou o time do Morumbi à importantíssima vitória por 3x1.
 
O São Paulo entrou em campo com uma formação diferente, mais ousada, com 3 atacantes (Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano). A nova formação se mostrou muito eficiente. O Tricolor iniciou a partida num ritmo impressionante, dominando de forma objetiva, partindo pra cima do adversário e jogando muito bem. Logo aos 3 minutos, Luis Fabiano driblou o zagueiro e bateu de pé esquerdo, para a defesa de Dida.
 
Aos 5, após jogada espetacular de Lucas, Luis Fabiano invadiu a área e acabou demorando demais para chutar. Dida fez a defesa, mas a bola sobrou para Osvaldo que, de primeira, abriu o placar. O São Paulo seguiu dominando e criando chances até os 25 minutos da primeira etapa, quando a Portuguesa começou a acertar a marcação e tentar sair para o jogo.
 
Mesmo com um equilíbrio maior, a Lusa não criava perigos à defesa são paulina, até que, após um chutão para frente, Tolói falhou feio, e Bruno Mineiro não desperdiçou. Jogo empatado no Morumbi e final de primeiro tempo.
 
Na segunda etapa, o São Paulo mostrou que o gol dos visitantes não passou de um acidente. O Tricolor voltou a dominar a partida e em ótima jogada de Osvaldo pela esquerda ele cruzou para Lucas, que pegou de sem-pulo. O chute, que iria para fora, foi desviado por Cortez e terminou no fundo do gol.
 
Após o 2x1, Ney optou por tirar Osvaldo, um dos melhores em campo, para voltar ao 4-4-2, colocando Casemiro. A alteração não mudou o ritmo do ataque do São Paulo. Jadson fez uma boa partida, comandando o ritmo do meio campo.
 
O terceiro gol saiu após um lançameno sensacional de Maicon para Lucas. O camisa 7 foi para a linha de fundo e cruzou para Luis Fabiano marcar o seu 11º gol no campeonato, se igualando mais uma vez na artilharia da competição.
 
Nota para mais uma arbitragem ruim neste Brasileirão. Paulo César de Oliveira foi conivente com os jogadores da Portuguesa, que bateram em Lucas durante todo o jogo. Em especial, um lance de Moisés, que era para expusão, mas recebeu apenas um amarelo.
 
Pelo lado bom, destaque para as quase 20 mil pessoas que estiveram no Morumbi na noite deste sábado!
 
Destaques: Lucas (partida excepcional, melhor em campo disparado), Osvaldo e Jadson.
 
Desastres: Tolói.
 
Me siga no twitter: @guimoyses
 


#OiOiOi Último Capítulo

 
Boa tarde, pessoal! Antes de sair para o Morumbi precesava passar aqui para escrever que, finalmente, o São Paulo acertou a contratação do meia Paulo Henrique Ganso!!
 
A novela, que já se arrastava a cerca de 30 dias, terminou na manhã deste sábado, com a confirmação de Juvenal que o São Paulo irá pagar os 23,8 milhões de reais equivalentes aos 45% dos direitos pertencentes ao Santos.
 
Maiores detalhes ainda não foram revelados. Antes da partida desta noite, no Morumbi, poderá haver o anúncio oficial do clube.
 
Ótima contratação! O meio campo é um setor carente na equipe Tricolor, e o jogador já mostrou que possui um toque refinado, e poderá ser de grande ajuda para levar a equipe para a Libertadores 2013. Um jogador com essas características e que, pelo fechamento da janela só poderia vir no ano que vem, como por exemplo no caso de Conca, dificilmente seria contratado por esse valor. Assim como Montillo, uma vez que o Cruzeiro pedia 30 milhões.
 
Além do valor, Ganso, pela idade, é um jogador que ainda pode trazer retorno financeiro ao clube numa venda futura, ao contrário dos jogadores citados acima. Por tudo isso, digo mais uma vez: ótima contratação!
 
Agora é só vestir a camisa 8 Tricolor e ir para campo!
 
Me siga no Twitter: @guimoyses

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Felipão não é mais o técnico do Palmeiras. E agora??


Fala, pessoal! Bom, como todos já sabem, Luiz Felipe Scolari não é mais o técnico do Palmeiras. Em reunião na tarde de ontem, Felipão e a diretoria do Palmeiras, em comum acordo, acaharam que era hora de terminar este trabalho por aqui.
 
Sinceramente, acho que se Felipão reamente não estava mais sentindo que dava para salvar o time, era exatamente isso que deveria acontecer. O problema agora é: quem poderá salvar o time do Palmeiras do rebaixamento?
 
Dorival Jr. e Jorginho já foram consultados, e ambos dizem que permanecem nos seus atuais clubes. Entretanto, o Flamengo também vem em uma fase horrorosa, e não me surpreenderia se Dorival fosse demitido após uma derrota para o Grêmio no domingo. Jorginho seria mais difícil, pois disse que só sairia se fosse liberado pela diretoria do Bahia, o que não aconteceu.
 
Além das duas primeiras opções da diretoria palmeirense, quais outros técnicos poderiam assumir o time? Leão, o preferido do presidente, tem uma rejeição muito forte da torcida. E não é para menos. É um técnico mais do que ultrapassado. Se fosse contratado, diria que o Palmeiras merece mesmo cair.
 
Nomes que correm por fora mas que, pelo que sei, ainda não foram sondados são Dunga e Falcão. Acho que o primeiro seria uma boa, mas já foi sondado por alguns times e recusou convites. O segundo acho que não teria a tarimba necessária para levantar o time na situação que está.
 
Com relação aos outros desempregados, não vejo muitas opções. Joel Santana, Adilson Batista, Renato Gaúcho...enfim...acho que nem precisam ser comentados...
 
E você, torcedor do Palmeiras? Quem você acha que pode livrar o time do rebaixamento?

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Jogos que eu vi - Amistoso - Brasil 1x0 África do Sul


Boa noite, pessoal! Hoje serei curto e grosso sobre o jogo do Brasil no Morumbi.
 
Não sei o que mais me irritou nesta tarde de feriado: a torcida, o jogo, ou a coletiva do ilustre treinador.
 
Começando pela torcida. As pessoas que compareceram hoje ao Morumbi, tirando algumas exceções, claro, não era o público do futebol. Parecia mais um público de teatro. Claro, com o preço dos ingressos entre R$ 80,00 e R$ 300,00, era isso que poderia se esperar. Mas mesmo com pessoas que não estão acostumadas a assistirem o futebol em outro lugar que não o sofá de suas casas (e olhe lá), fiquei horrorisado com seu comportamento.
 
Sim, o futebol apresentado merecia vais. Não agradou, e ninguém é obrigado a ficar feliz e satisfeito com uma apresentação pífia como vimos hoje. Mas não foram as vais que mais incomodaram. O pior eram os risos após as vais...um torcedor comum iria vaiar a apresentação de seu time, e estaria bravo com o jogo, e não dando gargalhadas após as vaias. Me incomodarm muito também os gritos de pipoqueiro para Neymar. Onde já se viu uma torcida, feliz da vida e com sorriso no rosto, chamar o principal jogador do seu time de pipoqueiro?????
 
Mas o pior de tudo, é que estes serão os preços para os jogos da Copa do Mundo. Ou seja, muito provavelmente, o público da Copa será este. E este público tem pouco menos de 2 anos para aprender a torcer. Uma dica para estas pessoas. Sentem a bunda no seu sofá e assistam um jogo da seleção argentina em Buenos Aires. Pronto.
 
Quanto ao jogo, não irei me alongar. A seleção foi muito mal postada pelo treinador. Não se via aproximações, tabelas. Oscar, o armador, tinha que ir até a defesa buscar a bola, já que os volantes não conseguiam sair jogando.
 
O sistema defensivo e os laterais foram horrorosos durante toda a partida. Neymar, Oscar e Lucas foram os únicos que tentaram algo no primeiro tempo. No segundo, o "treinador" efetuou mudanças, e o time melhorou (piorar era difícil) com a entrada de Hulk (pasmém!), que deu mais força ao ataque e marcou o gol da vitória sobre a seleção que não mais tem chances de se classificar para a Copa de 2014.
 
Outra coisa que chamou a atenção foi a substituição de Neymar aos 44 minutos do segundo tempo. Ele estava sento hostilizado pela torcida, e o treinador o tirou para que o jogador, e não o técnico, fosse o alvo das vaias. Atitude covarde.
 
Na coletiva, Mano ainda teve a pachorra de falar que o jogo não foi tão ruim assim!!! Caramba, se é isso que podemos esperar da seleção, profetizo um vexame na Copa!!
 
O que salvou a noite foi uma pergunta, coletiva, do repórter Carmona, da Rádio Transamérica. Primeiro pediu para que Mano se imaginasse técnico do São Paulo ou do Fluminense. Perguntou, então se, como técnico de um destes times, trocaria Jonas por Luis Fabiano o Fred. O digníssimo treinador se recusou a responder.
 
É, acabei não sendo tão curto assim...
 
Me siga no Twitter: @guimoyses

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Brasileiro - São Paulo 1x1 Internacional


Boa tarde, pessoal! Passando qui hoje para comentar o jogo muito legal de ontem no estádio do Morumbi. Com os dois times desfalcados por seleções, o Inter demonstrou a força de seu elenco, e mesmo sem 4 titulares, e ainda com jogadores como Dátolo e Bollati no banco, conseguiu segurar um ótimo empate fora de casa.
 
O jogo começou bem acelerado, com o Inter partindo ao ataque e dominando a partida. Na primeira grande chance de gol, D'Alessandro tocou para Dagoberto dentro da área. O ex são paulino bateu por cima do gol.
 
Logo aos 7 minutos da partida, Fabrício faz ótima jogada pela esquerda, passa pela marcação de Denílson e Osvaldo (onde estava Douglas, eu pergunto??), e cruza na medida para Dagoberto, sozinho (falha de Cortez) bateu de primeira e marcou um golaço.
 
A superioridade colorada não durou muito tempo. Pouco após o gol, Ney Franco corrigiu o sistema de marcação das laterais, invertendo Osvaldo (que passou a marcar pelo lado esquerdo da defesa) com Maicon (que passou a fazer a marcação do perigoso Fabrício). Com isso o tricolor melhorou, equilibrou a partida, e foi premiado com o empate aos 17 minutos. Em cobrança rápida de falta, Osvaldo tabelou com Jadson, foi ao fundo, e cruzou na cabeça de Maicon. 1x1 e festa nas arquibancadas.
 
O jogo era eletrizante, mas os muitos erros dos dois lados impediram a criação de melhores oportunidades. Logo após o gol de empate, o São Paulo ainda perdeu uma chance incrível: Osvaldo roubou a bola no campo de ataque, avançou, e tocou na medida para Luis Fabiano, que furou de maneira incrível. A bola ainda sobraria para Toloi, que também furou.
 
O segundo tempo foi um ataque contra defesa. O São Paulo marcou sob pressão e abafou o time do Inter, que só conseguia atacar em alguns poucos contra ataques. Seguindo o panorama da partida, Ney sacou o fraco Paulo Assunção para colocar Ademílson, e partir para o ataque.
 
Logo depois da alteração, D'Alessandro se atira na área tentando cavar um pênalti e, corretamente, toma o segundo cartão amarelo e é expulso. Curiosamente, a expulsão não fez bem para o São Paulo. Isso porque o Internacional abdicou completamente do ataque, e se limitou a defender. O tricolor teve muitas dificuldades em encontrar espaços, e mesmo dominando o jogo, com muita posse de bola, não conseguiu o gol da vitória.
 
Mesmo com a deficiência no seu mio campo, o São Paulo foi muito superior ao Internacioanl ontem. o tricolor chutou 18 bolas contra a meta gaúcha, que teve em Muriel uma muralha, defendendo chutes de Luis Fabiano, Osvaldo, Maicon, e até de Rogério. O Inter teve apenas 9 chutes ao gol.
 
Quanto aos pênaltis reclamados por ambos os lados, concordo com o árbitro, e não marcaria nenhum deles. No lance mais discutido, no final do jogo, em cima de Fabrício, ele procura a perna esticada de Willian e se joga dentro da área. Lance muito parecido com o que aconteceu em cima de Maicon no primeiro tempo.
 
Claro que o resultado não foi bom para o São Paulo, que jogava em casa, mas pelo menos a torcida viu um time que tentou o gol até o último momento, inclusive contando com alterações ousadas de seu treinador, mesmo antes da expulsão do jogador adversário. O que é muito ruim para o São Paulo é a oscilação. Se tivesse jogado contra o Bahia o mesmo que jogou ontem, com certeza o resultado teria seido diferente. Agora a tabela reservou duas pedreiras ao time do Morumbi: Santos na Vila, e o líder Atlético - MG em Minas. Para se manter na briga, o time deve fazer pelo menos 4 pontos.
 
Destaques: Muriel e Fabrício (Inter); Maicon e Osvaldo (São Paulo).
 
Desastres: Douglas e Cortez.

domingo, 2 de setembro de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Brasileiro - Bahia 1x0 São Paulo


Boa noite, pessoal!! Gostaria de abrir o post pedindo calma aos torcedores são paulinos. OK, perdemos na Bahia, e jogando mal. Mas os mais desesperados precisam entender que a oscilação é normal dentro de um começo de trabalho, ainda mais em um campeonato dificílimo como é o brasileiro.
 
O São Paulo só venceu o Bahia na casa do adversário, em brasileiros, apenas uma vez, justamente no primeiro, em 1971. De lá para cá, inclusive, a única vitória paulista sobre o adversário também Tricolor foi agora no mês de agosto, pela Sulamericana.
 
Claro que a derrota foi dura, principalmente ao vermos o que aconteceu na rodada: empate de Grêmio e Fluminense e derrota de Atlético Mineiro. Em uma rodada que tínhamos tudo para colarmos no bloco de cima da tabela, agora estamos novamente a 4 pontos do 4º colocado, e vemos o Internacional, nosso próximo adversário, empatar concosco na 5ª posição.
 
O jogo em si foi bem equilibrado. Os bahianos estavam engasgados pelas 3 derrotas para o São Paulo neste ano, e com a estreia de seu técnico em casa, tentou controlar a partida. Foi o que aconteceu nos primeiros minutos, com o time levando algum perigo somente em bolas aéreas.
 
Mesmo com o domínio do adverário, as principais chances da primeira etapa foram paulistas, duas vezes com Cícero e uma com Jadson. As 3 foram muito bem defendidas por Marcelo Lomba.
 
Na segunda etapa o São Paulo foi muito mal. O Bahia dominou do início ao fim e conseguiu uma justa vitória. O gol saiu após uma bobeada horrenda de Rhodolfo que tocou a bola nos pés do ataque bahiano, que marcou com Gabriel.
 
O São Paulo sequer conseguiu pressionar em busca do empate. Lucas foi muito mal hoje. Nada dava certo para o ataque Tricolor. Osvaldo e Ademílson ainda entraram no jogo, mas pouco fizeram para mudar a partida.
 
Apesar da derrota de hoje, a torcida deve entender que nada está perdido. Nós ainda temos chances de conseguir a vaga na Libertadores. As próximas rodadas serão duras e cruciais para o time, a começar na próxima quarta-feira, as 22 horas no Morumbi contra o forte Internacional. Torcedor, faça como eu e compareça ao Morumbi! Vamos apoiar o time rumo à Libertadores 2013!! Seu apoio é essencial para equipe neste momento de oscilações!
 
Destaques: Marcelo Lomba, Zé Roberto, Gabriel (Bahia); Rafael Tolói (São Paulo).
 
Desastres: Douglas, Cortez, Rhodolfo, Lucas, Cícero, Maicon...basicamente, quase todo o time.
 
Me siga no twitter: @guimoyses