"Não sei porque o time está rendendo tão abaixo do esperado" (Franco, Ney).
Com essa "inspirada" frase do técnico são paulino, abro esse post. Me desculpem os leitores corinthianos, mas terei, neste post, que focar uns 90% na (falta de) estratégia de Ney Franco. Vamos lá.
Ney, você disse que não sabe porque o time está tão mal? Vou te ajudar. Até o final de 2012, o time estava jogando muito bem. Certo? Ok. O que aconteceu que modificou isso? O melhor jogador do time saiu. Mas, Ney, já se passara, 6 meses desde que Lucas deixou o Tricolor rumo ao PSG e, 6 meses antes disso, já se sabia que ele iria sair. Isso mesmo, treinador!! O senhor teve UM ANO para pensar em um novo esquema, e adaptar o time.
Mesmo com todo esse tempo, o que vemos em campo é um time sem esquema, sem tática, sem técnica e sem alma. Culpa apenas do treinador? Claro que não. A diretoria também tem grande parcela da culpa. Faltam laterais, volantes e um atacante de velocidade. Mas, mesmo com o elenco atual, depois de tanto tempo de trabalho, seria de se pensar que o time teria uma "cara", coisa que não acontece.
Saiu Lucas, chegou Paulo Henrique Ganso. Jogador de extrema habilidade técnica, mas que joga de uma maneira totalmente diferente do primeiro. Então, o que fez o técnico? Deixou Ganso no banco, e insistiu no esquema que consagrou Lucas, mesmo que ele já não estivesse mais no elenco.
Quando a pressão da torcida e diretoria ficou insustentável, Ney finalmente começa a colocar Ganso como titular. Isso quer dizer que ele alterou o esquema para o 4-4-2, certo? Errado, caro leitor. Ao invés de mudar o esquema para valorizar os pontos fortes dos jogadores em campo, ele manteve o 4-2-3-1, com Ganso centralizado, e Jadson aberto pela direita. Claro, não funcionou.
O time está todo perdido dentro do campo. O sistema defensivo não funciona, não consegue ganhar uma bola erguida dentro da área. As alterações do técnico são ineficazes.
O jogo de ontem foi o primeiro do Corinthians após a venda de seu principal jogador. E porque, mesmo assim, o time jogou exatamente da mesma forma que vinha jogando? Porque tem um treinador que, gostem ou não, sabe explicar a cada jogador que entra em capo, exatamente aquilo o que ele terá que fazer. Tite tem o elenco em sua mão. Mesmo após perder Danilo e Douglas, e ter que colocar a sua terceira opção para o meio campo, o time não mudou a forma de jogar, e aplicou um vareio de bola nos donos da casa.
E para completar, depois de tudo isso, ainda sou obrigado a ouvir uma entrevista como essa, em que falou, por exemplo, que, depois do gol de empate, a torcida gritou seu nome. Eu estava no estádio e posso comprovar que isto não aconteceu. Acho que a voz que o treinador ouviu gritar seu nome, foram as mesmas vozes que disseram que Douglas pode jogar em qualquer posição do campo. Isso se chama esquizofrenia, senhor treinador.
Por fim, para comentar o questionamento que abriu este post, o time não está rendendo poruqe seu técnico não consegue estabelecer um esquema tático que funcione, insistindo em um que não privilegia os jogadores que lá estão. Simples assim. Se eu consigo enxergar isso, e o técnico não, alguma coisa está errada, certo?
Juvenal!! Pode me contratar!! Aceito o trabalho por 10% do salário do Ney.
Me siga no Twitter @guimoyses