Fala, pessoal! Tudo bem por aí? Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela minha ausência durante esta Copa das Confederações, mas realmente estava sem tempo para escrever.
Vamos falar, então, desse jogo que o mundo do futebol inteiro queria assistir. A Espanha, consagrada como o melhor time do mundo nos últimos 5 anos (pelo menos), contra a seleção do país do futebol. Realmente não gosto do jeito de jogar da Espanha. É um timaço, não tenha dúvidas, mas esse toque de bola excessivo muitas vezes me deixa com sono quando assisto ais jogos.
O Brasil, ao contrário dos espanhóis, chegou totalmente desacreditado, e foi muito esculachado, principalmente pela imprensa e pelas "fãs do esporte" e torcedores da "geração Playstation", que achavam que a seleção não teria a menor chance contra a "super-Espanha".
Na verdade, nem vou falar muito sobre o jogo, pois acho que todos os leitores viram o que aconteceu. O Brasil aplicou uma aula de futebol aos espanhóis. Não tem desculpa de cansaço, desfalques, ou nada do tipo. A seleção da casa jogou muito, mas muito melhor. Simples assim.
O sistema de marcação foi muito bem desenvolvido, e impecavelmente aplicado por todos os envolvidos, e, em muitos momentos, não permitiu ao time espanhol impor o seu toque de bola à partida.
O gol brasileiro logo no início também facilitou as coisas. Na minha opinião, o Brasil venceu o jogo no lance em que David Luiz tirou a bola em cima da linha, quando a partida ainda estava 1x0. O placar final, de 3x0, ainda saiu barato.
Gostaria de falar algumas palavras sobre esse monte de bobagens que rolaram pelas redes sociais durante toda a Copa das Confederações. Acredito que os leitores deste blog não acreditam nessas coisas sem nexo nenhum que as pessoas compartilham sem sequer conhecer, ou checar as fontes, certo? Mas mesmo assim, é melhor fazer alguns esclarecimentos.
Primeiro, sim, até aqui foram gastos 28 bilhões de reais com a Copa. No entanto, desse dinheiro, foram 7 bilhões os aplicados em estádios. Ainda sim é muito, mas as pessoas estão comparando os gastos totais do Brasil, com os gastos somente em estádios dos outros países. Ao contrário do que se veicula no Facebook, o gasto total da África do Sul, por exemplo, ultrapassou os 30 bilhões de reais.
Ah! Os outros 21 bilhões estão sendo investidos na infraestrutura, principalmente no entorno dos estádios. Outra coisa ainda. Destes 7 bilhões investidos nos estádios, uma grande parte foi investida através de empréstimos do BNDES. Isso mesmo. Empréstimos. Quando eu empresto algo à alguém, normalmente eu quero receber de volta, certo?
Outra coisa. Cuidado quando se pede para se gastar com a saúde, por exemplo, o mesmo que se gasta com estádios. Nos últimos 7 anos, enquanto foram gastos 7 bilhões com estádios, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde.
Então, se você acordou mesmo, tem entender que rola muita mentira e dados maquiados pelas redes sociais. Filtrem, pessoal!! Não dá para acreditar em tudo o que se lê por aí!!
Me siga no Twitter: @guimoyses
Nenhum comentário:
Postar um comentário