sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Lucas: Muito Obrigado, e volte logo!


Esse post é uma forma de agradecimento a este jogador espetacular, que, na noite de quarta feira, fez sua última partida pelo São Paulo Futebol Clube antes de ir mostrar o seu talento aos sortudos torcedores do Paris Saint-Germain.
 
Tive o grande privilégio de ver esse jogador em campo ao vivo pela primeira vez, quando ainda era chamado de Marcelinho. Final da Copa São Paulo de futebol Jr. 2010, no estádio do Pacaembu contra a equipe do Santos. Já tinha visto outros jogos dele pela TV, e estava ansioso para vê-lo no campo.
 
No mesmo ano, já subiu para o time profissional, e aí começou de verdade a sua história com a camisa Tricolor. Jogando no meio campo, fez alguns bons jogos, marcando, inclusive, gol contra o Palmeiras no Pacaembu pela 23ª rodada do Brasileirão daquele ano.
 
No ano seguinte, em Janeiro, foi ao Sulamericano sub-20 e mostrou ao torcedor algo que ainda não havia aparecido no time principal do São Paulo. Muita velocidade e dribles desconcertantes, aliados à uma excelente finalização.
 
Quando voltou ao São Paulo manteve o nível da seleção sub-20, fez grandes jogos, e, então, veio a convocação para a seleção principal. Convocação merecida, mas que deixou muito bravos vários torcedores (inclusive este que vos escreve), porque veríamos menos o craque em campo pelo nosso time.
 
A picuinha de Leão com ele só serviu para que o técnico ficasse cada vez mais queimado, e ficou na cara que não tinha a capacidade para "dirigir a Ferrari".
 
Em julho desse ano foi confirmada a venda de Lucas para o PSG, com valor recorde, mas que ainda é baixo pelo enorme talento que mostrou por aqui. Mesmo com o acerto com o clube francês, a possibilidade de jogar aqui até o final do ano apareceu e, com ela, a possibilidade de se despedir com um título.
 
Aí que apareceu o caráter dessa grande pessoa. Honrou a camisa Tricolor, não tirou o pé de uma dividida, apanhou demais, e continuou encantando todos os torcedores. Até que, em 12/12/2012, conquistou a primeira Copa Sulamericana do São Paulo.
 
Lucas, não era apenas o seu fantástico futebol que encantou a torcida. O respeito que demonstrou todas as vezes que vestiu a camisa Tricolor foi o que tornou você um ídolo incontestável.
 
Tenho certeza absoluta que irá encantar a Europa, mesmo nesse time cheio de estrelas. Vai conquistar o seu lugar rapidinho.
 
Muito Obrigado, e volte logo!!!
 
Me sigam no Twitter: @guimoyses 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

(Meio) Jogos que eu vi - Copa Sulamericana - São Paulo 2x0 Tigre


*Torcedor Mode ON*
 
OOOOOOOO O CAMPEÃO VOLTOOOOOOOOOU
 
*Torcedor Mode OFF*
 
Fala, pessoal! E o São Paulo é o campeão da Copa Sulamericana 2012!!! Em um jogo completamente atípico, que terminou em apenas 45 minutos, em minha opinião, porque o Tigre tremeu, inventou uma agressão, e desistiu de jogar!
 
Vamos falar do jogo, né?
 
O São Paulo foi muito mais time durante todo o tempo. Jogando futebol. Isso porque os argentinos praticavam qualquer outro esporte, menos futebol. No primeiro lance do jogo, Lucas sofreu falta, caiu, e o jogador Osorio pisou em suas costas. O juiz mandou seguir.
 
O Tricolor dominou o jogo, e não demorou para abrir o placar. Em bom lançamento para Willian José, ele limpou a marcação e rolou para Jadson, que furou. A bola sobrou para Lucas, que limpou e bateu com o pé esquerdo para abrir o placar! Festa das 67 mil pessoas que lotaram o Morumbi.
 
Logo depois, Lucas fez grande jogada pelo meio, passou por todo o time argentino, e tocou para Osvaldo. Os argentinos reclamaram de impedimento. De onde eu estava no estádio, dificilmente erramos um impedimento. Dessa vez erramos. Achávamos que estava em posição legal. Na verdade, estava com o calcanhar um pouquinho adiantado. Sem culpa o bandeira, e golaço do camisa 17!
 
Foi aí que começou o show. A torcida gritando "olé", o time tocando a bola, e Lucas chamando a marcação eeeee... apanhando. O mesmo Osório deixou o braço na cara do camisa 7, tirando sangue do nariz do jogador. E o que fez o árbitro? Mandou Lucas levantar! Absurdo!
 
Foi esse lance que, no final, acabou causando a confusão. Ao final do primeiro tempo, Lucas mostrou o algodão cheio de sangue ao argentino, que partiu para cima do brasileiro. A confusão se generalizou, e o time do São Paulo, acertadamente, se retirou aos vestiários. A confusão era tudo o que queriam os argentinos.
 
A retirada dos tricolores não terminou a confusão. Eles estavam tentando invadir o vestiário do São Paulo!! Isso mesmo!! A polícia e os seguranças agiram para impedir, e os jogadores foram para seu próprio vestiário.
 
E aí a incógnita. Ninguém sabe o que realmente aconteceu dentro daqueles túneis. O que eu acho é que os argentinos continuaram fazendo o mesmo que faziam dentro do campo, gerando medidas drásticas dos seguranças do São Paulo.
 
Alguns dos seguranças, aliás, que conheço pessoalmente, como o Marcão e o Montanha, e tenho certeza absoluta que não andam (e nem podem ou sequer precisam) andar armados. Tais alegaçães com certeza absoluta são falsas.
 
Tenho a impressão que tudo isso estava combinado. Se o Tigre saísse perdendo para o intervalo, ia inventar uma desculpa e iriam tentar anular a partida. Tanto é que os torcedores argentinos deixaram o Morumbi antes de qualquer definição.
 
*Torcedor Mode ON*
 
Frase de uma amiga minha: "Se não sabe brincar, não desce pro Playground!"
 
Ainda falo mais. Se não apanharam de verdade deveriam ter apanhado mesmo!
 
*Torcedor Mode OFF*
 
O que está comprovado é que o São Paulo é CAMPEÃO da Sulamericana pela primeira vez! Seu Décimo Segundo título internacional (sem contar torneios amistosos), invicto, com o melhor ataque e defesa da competição.
 
Outra coisa que dá para ter certeza é que se os argentinos tivessem voltado à campo, levariam uma grande goleada na bagagem.
 
O São Paulo, inclusive, já perdeu decisão de Libertadores dentro de sua casa, nunca se utilizando desses artifícios alegados. Porque faria isso agora? E com o título ganho?? Contem outra, argentinos...
 
Como aconteceu na Libertadores 92, invasão de campo e muita festa. E, como aconteceu há 20 anos, aposto que os times brasileiros começarão a dar mais atenção à competição, que se tornará até sonho de consumo de muitos times. *Torcedor Mode ON* Sim, porque somos grandes assim. *Torcedor Mode OFF*
 
Destaques: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rhodolfo, Toloi e Cortez; Wellington, Denílson e Jadson; Osvaldo, Willian José e Lucas.
 
Desastre: Árbitro e todos os argentinos.
 
 
Me sigam no twitter: @guimoyses 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Jogos que eu vi - Mundial de Clubes - Corinthians 1x0 Al Ahly


Porque sem sufoco não tem graça!
 
Bom dia, pessoal! Acabou agora a pouco a estreia do Corinthians no Mundial de Clubes no Japão. O jogo foi muito, mas muito mais equilibrado do que eu poderia imaginar. Isso porque o próprio time brasileiro permitiu que isso acontecesse.
 
O primeiro tempo foi de domínio total e absoluto do time do Corinthians, mas a equipe não convertia sua posse de bola em chances de gol. A equipe simplesmente não arrematava, e não assustava o adversário egípcio. Até que, após rebote em cobrança de escanteio, Douglas cruzou na medida para Guerrero abrir o placar.
 
O gol foi justo pela imensa superioridade corinthiana até então. O jogo seguiu morno até o intervalo da partida.
 
Na volta para o segundo tempo, o Al Ahly veio mais ligado, e passou a buscar o gol de empate. Com a entrada de Aboutrika, jogador experiente de seleção egípcia, a equipe africana empurrou o Corinthians para o campo de defesa, e o time brasileiro passou, simplesmente, a marcar e buscar um contra ataque, que nunca veio.
 
Isso foi, mais ou menos, o que o time fez durante toda a Libertadores. Marcaca seu gol, recuava, e buscava os contra ataques. No entanto, uma diferença: durante toda a Libertadores da América, o Corinthians se defendeu extremamente bem, não levando "sufocos de verdade". O time se defendia, mas o adversário não criava chances reais de gol. Hoje, o Al Ahly quase conseguiu o empate.
 
O ténico Tite aos 30 minutos, trocou Emerson por Romarinho. Alteração completamente equivocada, em minha opinião. Emerson costume crescer em jogos desse nível. Eu tiraria Douglas ou Guerrero. Jorge Henrique ainda entrou no lugar de Douglas, mas nada mudou o panorama do jogo.
 
Mesmo com o sufoco, o Corinthians conseguiu segurar o 1x0 e se classificar para a decisão. O adversário será definido no jogo de amanhã, entre Monterrey e Chelsea. Historicamente, o time europeu tem um pouco mais de facilidade em sua semifinal do que o sulamericano, mas com a fase atual do Chelsea, acredito em um jogo bem equilibrado.
 
O Corinthians passou um pouco mais de sufoco do que precisava, mas foi assim em todas as semifinais com times brasileiros envolvidos. Isso quer dizer que, venha quem vier do outro lado, o Corinthians tem sim grandes chances de vencer o campeonato.
 
Me siga no twitter @guimoyses
 


Valeu, Marcão!


Acaba, neste instante, o jogo de despedida de um dos maiores jogadores de futebol que tive o imenso prazer de ver em campo.
 
São Marcos se despede hoje dos gramados, em um Pacambu lotado de pessoas que saíram de casa nesta noite quente de Dezembro simplesmente para reverenciá-lo. Como todos sabem, não sou Palmeirense, mas isso, nem de longe poderia me impedir de prestar minha singela homenagem à esta fantástica pessoa.
 
Marcos conseguiu algo que muitos achavam impossível. É querido por todas as torcidas. Não há sequer uma pessoa que eu conheça que não simpatize por esse cara humilde, engraçado, que não mede as palavras, que torce por seu time em primeiro lugar.
 
Essa espécie de jogador, infelizmente está em extinção. Marcos foi, nos dias de hoje, um dos poucos que vestiu apenas duas camisas em toda sua carreira. A de seu time de coração, e a da seleção de seu país.
 
Bom, cabe aos palmeirenses, nos comentários, complementarem esse post com as homenagens que bem entenderem ao seu ídolo!!
 
Valeu, Marcos! O futebol brasileiro já está sentindo sua falta!