quinta-feira, 29 de novembro de 2012

E o novo (?) técnico da Seleção Brasileira é...


Felipão!
 
A CBF anunciou na manhã desta quinta feira, que Luiz Felipe Scolari é novamente o técnico da seleção brasileira, e Carlos Alberto Parreira será o coordenador técnico. Os técnicos do tetra e do penta se juntam para buscar o hexa.
 
Minha opinião? Sinceramente, ainda não tenho uma opinião completamente formada. A partir do momento em que se afasta completamente a possibilidade de um técnico estrangeiro, acho que Felipão, nessa altura do campeonato, é uma boa escolha. Mas teremos que esperar para ver.
 
E você, o que achou do novo (?) técnico da Seleção?
 
Me siga no twitter: @guimoyses

Na Final!


Fala, pessoal! E depois de 6 anos, finalmente o São Paulo consegue a classificação para a final de uma competição de mata-mata!
 
Após empatar o primeiro jogo em 1x1 no Chile, o Tricolor poderia empatar o jogo no Morumbi por 0x0, que garantiria a classificação. E foi exatamente o que aconteceu.
 
O time da casa pressionou o jogo inteiro, sempre com muita velocidade, como vem sendo a sua característica, mas a bola teimava em não entrar. Jadson, Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano perderam boas chances, e o destaque do time chileno foi o goleiro.
 
Nos últimos 15 minutos de partida, o time chileno resolveu sair um pouco de sua retranca e buscar o ataque, já que o 0x0 classificava o Tricolor. Com uma defesa bem postada, e a torcida passando um pouco de sufoco, o gol não saiu, e o São Paulo volta à uma final de torneio continental!
 
A torcida foi um dos destaques na noite de ontem. 55 mil pessoas encheram o estádio do Morumbi, e apoiaram a equipe durante todo o jogo, como nos velhos tempos de Libertadores. Foi muito legal ver o estádio novamente com esse clima.
 
Lucas pode ter feito sua última partida no Morumbi. Após o jogo, o atacante, visivelmente emocionado, deu quase uma "volta olímpica", agradecendo aos torcedores, e sendo o último jogador a deixar o gramado. Podem esperar, que após seu último jogo pelo Tricolor com certeza farei um post em homenagem ao jogador!
 
Destaques: Cortez fez uma partida espetacular, principalmente na defesa. Osvaldo e Lucas também foram muito bem. Outro destaque foi o goleiro chileno Tosseli.
 
Desastres: O árbitro venezuelano, totalmente conivente com a violência do time chileno.
 
Me siga no twitter @guimoyses 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Você está demitido!


 
É isso mesmo, pessoal! Após pouco mais de dois anos à frente da seleção mais vencedora do mundo, Mano Menezes foi demitido pelo presidente José Maria Marin.
 

Há algum tempo já vinha questionando as decisões, convocações, e principalmente a forma de Mano armar o time. A demissão foi tomada pelo presidente da CBF em conjunto com o vice, Marco Polo Del Nero, tendo o diretor de seleções André Sanchez como opositor.
 
Achei acertada a demissão, mas acho que ela demorou demais para ocorrer. A CBF, ainda, equivoca-se ao só anunciar o nome do sucessor em janeiro, apenas 5 meses antes da Copa das Confederações.
 
E quem será o sucessor?? A imprensa vem veiculando uma lista tríplice, formada por Felipão, Tite e Muricy Ramalho. O Corinthians diz que não liberará Tite, e jornalistas consagrados, como Marcello Lima, da Jovem Pan, crava que o próximo técnico é Felipão.
 
Sei que isso que direi agora é impossível, pelo salário, oposição da CBF e mídia em aceitar um estrangeiro, e até pelo pouco tempo que teriam para se adaptar, mas eu, com certeza, tentaria a contratação de Guardiola ou de Mourinho.
 
Dentre os brasileiros, meu favorito não está na lista da CBF: Abel Braga. Dentro da lista, iria mesmo com Felipão, mesmo achando que já está um tanto quanto ultrapassado para assumir a seleção, ainda mais nessa altura do campeonato.
 
E você, quem acha que deve dirigir a seleção da casa na próxima Copa do Mundo?
 
Me siga no Twitter @guimoyses

domingo, 18 de novembro de 2012

Jogos que eu vi - Campeonato Brasileiro - São Paulo 2x1 Náutico


Fala, pessoal!! Faz tempo que não passo por aqui, não é mesmo?? Mas esse jogo eu simplesmente não poderia deixar passar batido. Em um Morumbi com 62.207 pessoas, o maestro Tricolor finalmente fez a sua estreia. Vamos ao jogo.
 
O Náutico, com muitos desfalques, colocou todos os seus jogadores atrás da linha do meio campo, e com uma marcação muito forte, aliado com a falta de criatividade do ataque são paulino (leia-se Jádson), conseguiu segurar o 0x0 durante todo o fraco primeiro tempo.
 
Outro fato da primeira etapa que deve-se analisar foi o posicionamento de Lucas. o jogador normalmente é um atacante, atuando pelo lado direito. Hoje, principalmente antes da entrada de Ganso, atuou um pouco mais recuado, fazendo mais a função de um armador. Tentou suas arrancadas habituais, mas, visivelmente fora de posição, não foi bem. Acredito que o posicionamento de Lucas foi uma tentativa de Ney Franco de começar a adaptar o time a jogar com dois meias, já que Lucas está negociado.
 
Obs: Enquanto escrevo este texto, a Portuguesa abre o placar no Canindé.
 
Veio o segundo tempo, e a expectativa da torcida Tricolor em ver Ganso aumentava. Aos 3 minutos, o banho de água fria. Em falta duvidosa, Souza bate bem e abre o placar para o Timbu. O São Paulo começou a jogar melhor, e a ter chances de gol. Aos 9 minutos, explosão da torcida no Morumbi. Ney chamava Paulo Henrique Ganso para fazer sua estreia. Segundos depois, ainda antes da entrada do maestro, Osvaldo fez jogada espetacular pela esquerda e cruzou na medida para o Fabuloso marcar mais um. Empate tricolor e festa no Morumbi.
 
Sai Jadson para a entrada de Paulo Henrique Ganso.
 
Obs: A Portuguesa acaba de marcar o segundo gol. Palmeiras beeeeeem próximo do rebaixamento.
 
Eu sou um dos maiores defensores de Jadson, mas no pouco tempo de Ganso em campo, finalmente vi o que é ter um meia. Quase toda a movimentação ofensiva passava por seus pés. Com a cabeça erguida, toques de primeira, e solto em campo, fiquei empolgado com a estreia. Pena que ele e Lucas terão tão pouco tempo juntos. Aliás, após a entrada de Ganso, Lucas voltou para sua posição habitual e passou a mostrar um futebol muito melhor.
 
Para completar a festa, aos 26 minutos, em jogada de Lucas, ele toca para Luis Fabiano ser derrubado na área. Penalti duvidoso, e não vou palpitar, pois só vi o lance da arquibancada. De lá de cima, fiquei com a impressão de pênalti. Rogério Ceni bateu para marcar o seu 107º gol na carreira.
 
A partir daí, o São Paulo manteve a posse da bola, administrando o resultado. No momento em que escrevo, Sport e Botafogo empatam em 0x0, garantindo ao Tricolor a vaga na Libertadores! Boa São Paulo! Com alguns reforços para setores pontuais seremos fortíssimos candidatos ano que vem!
 
Destaques: Hoje, claro, além de Ganso, meu destaque vai para Cortez. Que partidaça do lateral! Com certeza a melhor dele desde que chegou ao São Paulo.
 
Desastres: Hoje não vou citar ninguém.
 
 
Me siga no twitter: @guimoyses