quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jogos que eu vi - Copa do Brasil - Coritiba 2x0 São Paulo


Pois é, pessoal...17a eliminação seguida em mata-mata. Isso mesmo. DÉCIMA SÉTIMA. Assim não dá...eu poderia falar da falta de garra do time, da falta de elenco, de técnico...mas isso é pura falta de planejamento mesmo...jogar 17 competições da mata-mata e não conseguir uma final sequer...não foi por causa apenas dos jogadores e técnico atuais, mas principalmete dessa diretoria incompetente.

Bom, vamos ao jogo. Todo mundo sabia que o Coritiba precisava ganhar, e claro que atacaria mais. Portanto, a melhor escalação seria a entrada de um terceiro zagueiro no lugar de Casemiro, deixando Cícero e Denílson como volantes, e soltando Jadson, os alas, os atacantes para o contra-ataque.

O único que não pensou nisso foi Leão, que improvisou um volante no lugar de um lateral, e só. Os primeiros 10 minutos foram todos da equipe mandante. O São Paulo não pegava na bola. Esse quadro mudou. O São Paulo conseguia manter a posse de bola, e conseguia encaixar uma boa marcação. Chegou até a criar chances, principalmente com Lucas.

Com mais de 30 minutos, quando o jogo era igual, o Coritiba abriu o placar em cobrança de escanteio e falha de Rhodolfo. O placar de 1x0 levaria o jogo para os pênaltis.

Veio a segunda etapa, e o São Paulo não estava mal postado em campo. Luis Fabiano teve sua chance de marcar, e foi estupidamente desperdiçada. Aos 16, contra-ataque do time da casa, falha recorrente de Cortez na marcação e o cruzamento, entre os dois zagueiros do São Paulo, e o melhor jogador dos dois jogos, Éverton Ribeiro, fez o gol da classificação.

Luis Fabiano ainda teve duas chances de marcar. Uma em cobrañça de falta muito bem defendida por Vanderlei, e outra em chute de fora da área que raspou a trave. Fim de jogo e classificação mais do que merecida do Coxa.

Estou bravo, decepcionado, e alguns outros adjetivos que prefiro não colocar aqui, com essa desclassificação, mas não posso dizer que esta não era imaginável. O São Paulo, desde o começo do ano, foi um time que não teve nenhum padrão tático, nenhuma jogada ensaiada, dependendo sempre de atuações individuais. Fora a defesa, que falhou constantemente durante todo o ano.

Nisso a culpa, além da diretoria, claro, é do técnico, que, nesse tempo todo de trabalho, faz passar a impressão que o time não treina! Não conseguiu dar padrão tático ao time, não consegue corrigir o posicionamento da defesa, e não sabe alterar o time durante os jogos. As alterações feitas hoje simplesmente arruinaram qualquer chance que poderia haver de classificação. Assim não dá.

Enquanto tudo continuar igual (diretoria, técnico, e elenco fraco), não há qualquer possibilidade de melhora. Mesmo assim não vou falar que vou abandonar o time, que não vou mais ligar para os resultados, falar que só voltarei ao estádio quando o treinador for outro...simplsmente porque sei que não consigo fazer isso, e sei que estarei no Morumbi no próximo jogo. Fazer o que?

Destaques: Éverton Ribeiro e Marcelo Oliveira (baita técnico).

Desastres: Diretoria do SPFC, seu técnico e todo o time, com as exceções de Denis, Denílson e Lucas.

Me siga no twitter: @guimoyses



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jogos que eu vi - Copa do Brasil - São Paulo 1x0 Coritiba


Fala pessoal! Jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, competição mais importante do semestre para os times que não estão na Libertadores. O Coritiba, que chegou na final ano passado, veio ao Morumbi encarar o São Paulo, que nunca foi campeão, e só chegou a final uma vez.

A torcida tricolor, que encheu o estádio, esperava uma vitória com 2 ou 3 gols de diferença, para dar tranquilidade para o jogo de volta. Isso não aconteceu. O Coritiba saiu para o jogo, e jogou muito melhor que o São Paulo durante boa parte do jogo, e só não teve sorte melhor por falhas nas finalizações.

Durante toda a primeira etapa, o Coxa parecia estar jogando em casa. Dominava amplamente o jogo, e contava com a falta do meio campo da equipe mandante, que não conseguia marcar (Casemiro completamente perdido), e nem atacar (Jádson jogando em posição errada, e Cícero apagadíssimo).

O único que mostrava futebol pelo time do São Paulo era Lucas. Ao contrário do que fez Neymar na quarta, Lucas chamava o jogo, tentava jogadas, voltava para marcar...fazia tudo...parecia que só ele estava jogando.

Pelo visitante, o destaque era Éverton Ribeiro, muito bom jogador (e jogando sem marcação), levava o Coritiba ao ataque. O Coxa tentava chutes de longe, mas sem sucesso. Com o meio campo tricolor muito mal, a defesa tinha que fazer sua parte. E fez, com Rhodolfo e Paulo Miranda muito bem no jogo. O São Paulo teve sua primeira oportunidade somente em torno dos 30 minutos, com uma chance de Luis Fabiano, e uma de Lucas. Aos 40, Dênis fez ótima defesa em chute de Éverton Ribeiro.

No intervalo, Leão tirou o horrendo Casemiro para a entrada de Maicon, e o São Paulo melhorou um pouquinho, e vinha melhor no jogo, até que, aos 13 minutos, Paulo Miranda levou o 2o cartão amarelo e foi expulso. Dessa vez não o culpo...era a falta ou a chance de gol para o adversário.

Após a expulsão, Leão cometeu mais um erro: sacou Jádson para a entrada de Édson Silva. Jádson claramente não fazia boa partida, mas todos no estádio viam que quem deveria sair era Cícero, para que Jádson jogasse em sua posição original.

O São Paulo ainda teve boas chances com Luis Fabiano, que, após linda tabela com Lucas, bateu para a defesa sensacional de Vanderlei, e, em outro lance, de cabeça, acertou a trave após cruzamento de Douglas. O Coxa também teve uma ótima chance, em belíssima jogada de Éverton Ribeiro, a bola fez tremer o travessão de Dênis.

Quando o jogo caminhava para o empate, Lucas arrancou, levou o time inteiro do Coritiba, e bateu firme, cruzado, pra fazer um golaço e definir a vitória do São Paulo. 1x0, e a vantagem do emapate no jogo da semana que vem em Coritiba.

O São Paulo venceu, mas não convenceu. A impressão que fica é que precisará jogar muito, mas muito mais mesmo no segundo jogo para levar a classificação para a final.

Destaques: Lucas. Sem mais.

Desastres: Casemiro, Cícero, Luis Fabiano (perdeu 2 gols que não se pode pérder nessa fase da competição), Leão (essa falta de meio campo faz parecer que o time não treina!).


Me siga no twitter: @guimoyses

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jogos que eu vi - Libertadores da América - Santos 0x1 Corinthians


É pessoal! Depois de 20 dias com todo mundo falando desse jogo, finalmente ele aconteceu! Primeira partida da semifinal da Libertadores da América reuniu o atual campeão da competição enfrentando o atual campeão brasileiro.

O jogo acabou sendo bem diferente do que eu imaginava. Antes do início da partida, achava que o Santos, por jogar em casa, iria tomar as rédeas do jogo, partir pra cima, e tentar fazer o resultado. Isso não aconteceu. Não sei se pela ótima partida que fez o Corinthians, ou pela partida ruim que fez o Santos. Acho que um misto das duas coisas.

O começo do jogo teve um amplo domínio do Corinthians, que tocava a bola com autoridade e facilidade, enquanto o time do Santos somente assistia. Ganso, que entrou em campo após cirurgia no joelho, estava completamente sumido do jogo, assim como Neymar. Quem tentava armar o time do Santos era Elano, mas ele estava muito mal no jogo, e não conseguia acertar passes.

A superioridade corinthiana resultou em gol aos 27 do primeiro tempo. Em arrancada do ótimo Paulinho, ele tocou para Émerson Sheik, que bateu no ângulo pra fazer um golaço. O Corinthians, merecidamente, abriu o placar na Vila.

Após o gol, o jogo tomou o jeito que eu imaginava antes. O Corinthians, como sempre faz após fazer o gol (fica aí a minha crítica), recuou, e permitiu ao Santos controlar mais a bola, e atacar mais. No primeiro tempo, o time da casa teve apenas uma chance de gol: após boa jogada do volante Adriano, ele tocou para Juan que cruzou para Elano, que perdeu um gol absurdo.

No intervalo, Muricy sacou Elano, que foi muito mal no jogo, e colocou Borges, buscando o empate. Não sei se foi o Santos que melhorou ou o Corinthians que recuou demais, mas o Santos foi melhor na segunda etapa. Ganso melhorou um pouquinho. Mesmo assim, as principais chnces de gol foram através do "Muricyball", ou seja, tome bola na área. Foi aí que o goleiro Cássio apareceu, fechando o gol e garantindo a vitória. Ainda deu tempo para Émerson fazer falta em Neymar, tomar o segundo amarelo, e, por consequência, o vermelho. Mesmo com o teatro de Neymar, realmente achei falta para amarelo.

Fim de jogo. O Corinthians deu um grande passo para se classificar para sua primeira final de Libertdaores. Fica aí a minha crítica: se não tivesse recuado tanto após marcar o gol, poderia ter matado o confronto ontem mesmo.

Destaques: Cássio, Paulinho, Émerson.

Desastres: Durval (merecia ter sido expulso), Ganso, Elano, Neymar...enfim...quase todo o time do Santos. Em especial para o senhor Muricy. Acho que todos os são paulinos se identificaram com o que aconteceu ontem...



PS: pode ser que briguem comigo por falar do Palmeiras em um posto do Corinthians, mas não dá para não falar do baita resultado do Verdão ontem a noite em Porto Alegre. Ao vencer o Grêmio por 2x0, o Palmeiras deu um passo gigantesco rumo à final do Copa do Brasil.

Me siga no Twitter: @guimoyses


sábado, 9 de junho de 2012

Jogos que eu vi - Amistoso - Brasil 3x4 Argentina


É pessoal...não deu para a jovem seleção do Brasil vencer a Argentina. Dessa vez. Para falar a verdade, eu gostei demais do que vi da seleção olímpica (que é quase a principal) do Brasil contra a seleção titular dos nossos vizinhos.

O Brasil começo muito bem o jogo, seguindo o que fez nos últimos amistosos, marcou a Argentina sob pressão, e não deixava o adversário jogar. Após algumas boas chances, Neymar cobrou falta da direita e Rômulo marcou seu primeiro gol pela seleção principal.

O Brasil era muito melhor, e, em arrancada de Neymar, houve um penalti não marcado para o Brasil (no primeiro lance, não no segundo). Logo após o segundo lance em que Neymar pediu penalti (esse não achei que foi), Sandro perdeu a bola no meio campo, e Gago lançou Messi, que saiu na cara do gol e empatou o jogo. 3 minutos depois, mais uma falha de maração no meio e Messi, de novo, virou o jogo para a Argentina.

O primeiro tempo terminou com 2x1 para os hermanos, resultado injusto pelo o que foi o jogo. O time brasileiro sufocava a Argentina. Dava gosto de ver. O que acabou prejudicando o Brasil foi a falta de entrosamento do sistema defensivo (zagueiro e volantes) e a imaturidade dos 2 zagueiros brasileiros. Não dá para culpá-los. Foi um ótimo momento de aprendizagem para o time brasileiro.

Veio o segundo tempo, e o Brasil continuava muito bem no jogo. Oscar, após tabela com Damião, marcou um golaço para empatar. Pouco tempo depois, o goleiro argentino falhou em cobrança de escanteio, e Hulk virou para o time brasileiro. 3x2, e justiça no placar.

Aos 30 veio o empate da Argentina. Messi, sempre ele, cobrou escanteio e Fernandez se aproveitou da falha da defesa para empatar novamente a partida. Logo depois, Neymar teve a chance de deixar o Brasil na frente, chegou a driblar o goleiro, mas a zaga tirou em cima da linha.

O jogo era equilibrado, com o Brasil um pouco melhor. Até que Messi recebeu a bola na ponta direita e, do jeito que ele gosta, partiu pra cima da maracação e chutou de fora da área no ângulo de Rafael. O melhor jogador do mundo marcou seu terceiro gol no jogo e decidiu o placar.

Mesmo com a derrota, é claríssima a evolução do time brasileiro. O Brasil sub-23 foi melhor do que o time principal da Argentina durante todo o jogo, e só foi derrotado pela falta de entrosamento do sistema defensivo e porque no outro lado estava o melhor jogador do mundo. O detalhe é que até o primeiro gol da Argentina, Messi não havia encostado na bola.

Gostei muito do que vi da seleção brasileira.

Destaques: Messi (claro), e, pelo Brasil, a coletividade, marcação sob pressão e o bom sistema ofensivo.

Desastres: Sistema defensivo do Brasil, com destaque especial para Sandro, que falhou demais na marcação no meio campo. Damião também não foi bem.


Me siga no Twitter: @guimoyses