sexta-feira, 1 de março de 2013

Jogos que eu vi - Libertadores da América - São Paulo 2x1 The Strongest




Fala, pessoal! Que sufoco, hein!? A primeira vitória do São Paulo na Libertadores 2013 veio ontem, diante do The Strongest da Bolívia no estádio do Morumbi.
 
O Tricolor entrou em campo atuando no já conhecido 4-2-3-1, esquema tático preferido do atual treinador. Este esquema, para funcionar, necessita da boa atuação de algumas peças específicas, em especial da dupla de volantes, que precisa marcar bem, e ainda sair para armar o jogo quando o meia estiver marcado.
 
Este foi o principal defeito do time da casa no jogo de ontem. Wellington e Denílson jogaram muito mal. Tanto na marcação, deixando muitos espaços, como nos passes. Principalmente Denílson, que fez uma de suas piores partidas com a camisa do São Paulo. O camisa 15 perdia todas as divididas e não acertava passes.
 
Outros que não estavam em dia feliz (na verdade não estão em um bom ano) são os laterais. Cortez e Douglas foram mal na marcação, mas foram pior ainda quando tentaram ir ao campo de ataque.
 
Com tudo isso, fica fácil ver porque o jogo foi tão difícil. O time boliviano abriu o placar na maior deficiência defensiva do Tricolor: a bola aérea. Em um gol súper esquisito, o time visitante saiu na frente.
 
As 31 mil pessoas que estavam no Morumbi não pararam de apoiar o time. O clima na Libertadores é totalmente diferenciado. Após absorver o baque, o time da casa melhorou, e empatou o jogo no final do primeiro tempo. Após ótima jogada de Aloísio pela direita, Luis Fabiano chutou para defesa do goleiro. Na sobra, Osvaldo, o melhor em campo, mandou para o gol.
 
Os 15 primeiros minutos da segunda etapa foram muito fracos, até que Ney Franco finalmente resolveu mudar o time. Saiu Denílson e entrou Ganso. A alteração deu resultados imediatamente. PH Ganso entrou muito bem na partida, com um ótimo toque de bola. Aos 25, Aloísio deu lugar ao argentino Cañete, e foi aí que o time melhorou ainda mais.
 
Em jogada do argentino, Ganso foi lançado e serviu Luis Fabiano. O artilheiro da competição marcou seu 4º gol em 4 jogos na competição, e virou a partida. Resultado essencial para buscar a classificação.
 
O time jogou muito mal ontem. Mas, no final, na Libertadores, o que importa é a vitória.
 
Destaques: Osvaldo e Ganso.
 
Desastres: Wellington, Denílson, Douglas e Cortez.
 
Me siga no twitter: @guimoyses